quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bicampeonato de Emerson Fittipaldi na F1 completa 37 anos.



Carlos Augusto





Nesta quinta-feira (6) comemora-se 37 anos do bicampeonato mundial de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. O piloto, que foi o primeiro brasileiro campeão na categoria, em 1972, garantiu o título de 1974 em uma temporada decidida só na última etapa, o Grande Prêmio dos Estados Unidos. O brasileiro havia trocado a Lotus, equipe pela qual foi campeão em 1972, pela McLaren.

Sorte da escuderia britânica que, com o brasileiro, ganhou naquele ano seu primeiro título do Mundial de Pilotos e Construtores. E não foi uma vitória qualquer. A temporada de 1974 foi muito difícil, com chances de títulos para três pilotos de equipes diferentes até sua conclusão.

Jody Scheckter, sul-africano da Tyrell, corria por fora na disputa pelo Mundial. A grande briga estava mesmo entre Fittipaldi e o suíço Clay Regazzoni, da Ferrari. A trajetória do brasileiro até o bicampeonato foi tão concorrida que, em 6 de outubro de 1974, os pilotos largaram no decisivo GP dos Estados Unidos empatados com 52 pontos.

Interessante naquele ano também foi a grande quantidade de pilotos que venceram GPs. Fittipaldi foi vitorioso em apenas três provas durante todo o Mundial. Regazzoni, em compensação, teve só um triunfo, e Scheckter ganhou duas corridas. Outros nomes que venceram foram Denis Hulme, Niki Lauda, Carlos Reutmann e Ronnie Peterson.


Fonte:IG

Nenhum comentário: