domingo, 14 de agosto de 2016

No Basquete - Entenda as contas da última rodada do Grupo B e as chances do Brasil






Carlos Augusto






Argentina comemora vitória sobre o Brasil
(Foto: AP Photo/Eric Gay)
No torneio masculino de basquete dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, desde o sorteio, o Grupo B foi tratado como o da morte por causa do equilíbrio das seleções envolvidas. Tanto que, das seis seleções, nenhuma delas chega à última rodada invicta na competição ou com sua posição na classificação definida. Apenas Lituânia e Argentina estão garantidas nas quartas de final.

Nesta segunda-feira, na Arena Carioca 1, o Brasil abre a rodada contra a Nigéria, às 14h15 (de Brasília). Em seguida, Espanha e Argentina jogam às 19h (de Brasília), e a Lituânia encara a Croácia fechando a fase de classificação do basquete, às 22h30 (de Brasília). Entenda abaixo a situação de cada seleção e a luta pelas :

lituânia

É a que vive a situação mais simples. Está classificada e depende apenas de si para ser a primeira colocada do Grupo B. Para isso, basta vencer. Se perder, ficará na terceira posição, independentemente dos outros resultados.

Argentina

Só termina na primeira colocação se vencer a Espanha e a Lituânia perder para a Croácia. Se ambas vencerem, fica na segunda posição. Se perder e a Croácia vencer, a Argentina cai para a quarta colocação. Em caso de derrotas das duas seleções (Croácia e Argentina), os argentinos terminarão em terceiro lugar.

Espanha

Se bater a Argentina, ficará na segunda posição independentemente dos outros resultados. Só fica fora se perder e o Brasil vencer a Nigéria. Em caso de derrota para os argentinos, passa em terceiro lugar se Brasil e Croácia perderem.

Ainda pode passar na quarta colocação se perder para a Argentina. Para isso acontecer, o Brasil precisa ser derrotado pela Nigéria e a Croácia vencer a Lituânia.

Croácia

Com a derrota para a Nigéria, a Croácia viu uma classificação dada como certa se transformar em drama. No entanto, só fica fora se perder para a Lituânia, os nigerianos vencerem o Brasil e a Espanha bater a Argentina.

Se perder, ainda pode se classificar caso a Nigéria perca e a Espanha vença, o que a colocaria em quarto, ou se as duas forem derrotadas, entrando com a terceira posição.

Em caso de vitória sobre a Lituânia, a Croácia pode ser primeira colocada do Grupo B se a Espanha bater a Argentina. Os croatas ficam na segunda posição se passarem pelos lituanos e os argentinos vencerem os espanhóis.

Brasil

Precisa vencer a Nigéria na abertura da rodada para sonhar. A única forma de classificação é em caso de derrota da Espanha para a Argentina. Passaria na quarta colocação.

Nigéria

Vive a mesma situação do Brasil. Joga por dois resultados. Precisa da vitória sobre o Brasil, além de contar com a ajuda da Lituânia no confronto com a Croácia. Também só pode se classificar na quarta colocação.

Fonte:Globo

Nenhum comentário: