domingo, 12 de outubro de 2008

Alonso vence o GP do Japão a sua segunda vitória consecutiva, e Massa garante dois pontos.



ACELERANDO COM CARLOS AUGUSTO*


Foi realizada neste domingo dia 12/10/2008, às 1:30h. horário de Brasília, a 16ª etapa do mundial de Formula-1 de 2008, o GP do Japão, no circuito de Monte Fuji, com uma extensão de 4.500m. , sendo percorrido a distância de 305.72KM, completando a prova com 67 voltas, é a pista que possui a maior reta de todas as etapas com 1.400m., circuito de media para alta velocidade e boa para ultrapassagens.
O Grid de largada com o poli Lewis Hamilton(MCL), 2ª Kimi Raikkonen (FER), 3ª Heikke Kovalainen(MCL) , 4ª Fernando Alonso(REN), 5ª Felipe Massa(FER), 6ª Robert Kubica(POL), e os brasileiros Nelson Piquet e Rubens Barrichello largaram nas 12ª e 17ª posições.
Largada no pelotão da frente teve chega pra lá, entre os pilotos Kimi, Lewis e Heikke, já no pelotão do meio houve toque entre os carros de David Coulthard e Nakajima , ficando com o pior Coulthard que chegou a bater forte na proteção de pneus e vindo a abandonar a prova, com isso Robert Kubica assumiu a ponta seguido de Alonso, Kovalainen , Trulli, Felipe e Lewis.
Entre a 1ª e a 2ª volta Lewis tenta ultrapassar Felipe na disputa pela 6ª colocação, na curva do “S”, colocando por dentro e com a preferencial, já Massa com os pneus pela grama e pela zebra dando um toque no carro de Lewis, que rodou, sendo ultrapassado e caindo para a ultima posição.
Na volta de nº 16, saiu a punição para Massa e Lewis, um drive through, tento que passar pelos boxes com velocidade controlada, os dois pilotos que disputam o titulo caíram para as ultimas colocações e começar uma prova de recuperação, Lewis com problemas ficou atrás de Nico Rosberg sem conseguir fazer ultrapassagem, já Felipe com o carro melhor começou a fazer uma volta mais rápida atrás de outra volta rápida, e fazendo varias ultrapassagens, culminando com a ultrapassagem encima do carro de Mark Webber, na maior reta da F-1 , cortando pelo lado direito , Mark Webber quase imprensou Felipe no muro, uma belíssima ultrapassagem, quando foi ultrapassar Sebastien Bourdais, houve um toque e o carro de Massa rodou mais voltou a prova terminando em 8º lugar.
Depois do primeiro Pit-Stop de Alonso, ele assumiu a ponta indo até o final ganhando o GP do Japão, desta vez sem Safety-Car, e o seu companheiro Nelson Piquet(REN) ficou na 4ª posição; Depois de terminar a prova veio a punição para Sebastien Bourdais, perdendo 25 segundos ficando na10ª colocação.
Ficando assim a classificação do GP do Japão:








1º - Fernando Alonso(ESP) Renault
2º - Robert Kubica(POL) BMW-Sauber
3º - Kimi Raikkonen(FIN) Ferrari
4º - Nelson Piquet(BRA) Renault
5º - Jarno Trulli(ITA) Toyota
6º - Sebastian Vettel(ALE) Toro Russo
7º - Felipe Massa(BRA) Ferrari
8º - Mark Webber(AUS) Red Bull
Em 12º e 13º lugares, Lewis Hamilton(ING) McLaren e Rubens Barrichello(BRA) Honda respectivamente .
Confira como ficou o mundial de pilotos e construtores:






























Aproxima etapa do mundial de F-1, será o GP da China, no circuito de Xangai, no dia 19/10/2008, ás 5:00h. horário de Brasília, já horário de verão, mas na Bahia que não tem o horário de verão será ás 4:00h.
Agora restam 2 etapas para o final da temporada o GP da China e o GP do Brasil, ambos favoráveis a Ferrari, Felipe Massa diminuiu a diferença para Lewis Hamilton para 5 pontos e a Ferrari voltou a assumir a liderança dos construtores com 7 pontos a mais que a McLaren.
Felipe e Lewis estão brigando e muito nervosos, cometendo erros na pista, e esquecendo-se do piloto Polonês Robert Kubica(BMW) que esta à 12 pontos de Lewis e à 7 pontos de Felipe entrando no páreo na disputa pelo titulo de pilotos, cuidado com Kubica é um piloto inteligente, e mantém uma boa temporada sempre chegando entre os quatro primeiros nas provas, e este ano já ganhou a etapa do Canadá, justo o que não fará parte da temporada de 2009.

*Carlos Augusto Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus





Nenhum comentário: