domingo, 6 de outubro de 2013

Indy – Power vence em Houston; Dixon é líder e Franchitti se acidenta






Carlos Augusto





Will Power (Penske) venceu a segunda corrida da rodada dupla da F-Indy em Houston. Mas isso ficou completamente em segundo plano, já que Scott Dixon (Ganassi) roubou a liderança do campeonato de Hélio Castroneves (Penske) e Dario Franchitti (Ganassi) sofreu um grave acidente na última volta.
 
Castroneves largou na pole position e liderou a corrida até a 11ª volta, mas voltou a ter problemas de câmbio e perdeu muito tempo nos boxes. Conseguiu regressar à pista apenas para tomar a 23ª posição de seu compatriota Tony Kanaan (KV), que acertou o muro na 34ª volta.
 
Dixon assumiu a liderança após o problema com Hélio. Power, no entanto, conseguiu minimizar o prejuízo de seu companheiro de equipe ao ultrapassar o neozelandês na 40ª volta, após uma relargada. Depois, se manteve até o final para obter sua segunda vitória em 2013.
 
A corrida estava definida. James Hinchcliffe (Andretti) completou o pódio na terceira posição, atrás de Dixon. Justin Wilson (Dale Coyne) foi quarto e Sebastian Bourdais (Dragon) quinto.
 
Mas, quando Power estava próximo de receber a bandeirada, ocorreu um acidente assustador com Franchitti, que bateu no alambrado do circuito de rua após tocar em Takuma Sato (A.J. Foyt), que havia rodado na sua frente. O carro da Ganassi ficou destruído, e EJ Viso (Andretti) ainda se envolveu ao acertar o carro do japonês.
 
O escocês recebeu o atendimento médico de praxe e foi levado de ambulância do local. Segundo as primeiras informações, Franchitti está consciente. Espectadores também foram medicados, já que destroços voaram além do alambrado, mas não há indicações de algo mais sério.
 
A prova teve oito bandeiras amarelas, começando na primeira largada, abortada porque Sato e Franchitti ficaram parados no grid, e depois na segunda volta, após Simona de Silvestro (KV) mandar Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan) e Tristan Vautier (Schmidt) para o muro. Castroneves e Kanaan também causaram paralisações, assim como Luca Filippi (Barracuda) na 34ª volta, Ed Carpenter (Carpenter) na 62ª, Josef Newgarden (Fisher) na 67ª e Marco Andretti (Andretti) na 73ª.
 
A 19ª e última etapa da F-Indy acontece no dia 19 de outubro, no oval de Fontana.
 
Veja como terminou a segunda prova do fim de semana em Houston:

01º Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
02º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
03º James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
04º Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
05º Sebastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet)
06º Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
07º Oriol Servià (ESP/Panther-Chevrolet)
08º Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
09º Mike Conway (ING/Dale Coyne-Honda)
10º Simona De Silvestro (SUI/KV-Chevrolet)
23º Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)24º Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)

Classificação do campeonato após 18 etapas:

01 = Scott Dixon  (546) Pontos 
02 = Helio Castroneves  (521) -25
03 = Simon Pagenaud  (491) -55


11 = Tony Kanaan (361) -185

14 = Simona de Silvestro  (338) -208
 
Fonte:Band/Autoracing
Foto:Chris Owens/IndyCar

Nenhum comentário: