segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Royce Gracie não vê casos recentes de doping como problema no MMA: 'O sistema funciona'





Carlos Augusto






Uma das lendas do MMA, campeão dos torneios 1, 2 e 4 do Ultimate Fighting Championship nos primórdios da organização, Royce Gracie se manifestou publicamente sobre os casos de doping que abalaram o esporte recentemente. O brasileiro, no entanto, não considera o uso de substâncias ilícitas um problema para as artes marcais mistas, já que, segundo ele, os lutadores flagrados são punidos com frequência.
 
Royce diz que responsabilidade do doping é dos próprios lutadores e que eles são punidos com frequência
Recentemente, o campeão dos meio-pesados, Jon Jones, foi pego com cocaína em exame antes da luta contra Daniel Cormier no UFC 182. Depois, o ex-dono do cinturão dos médios Anderson Silva, principal nome da organização, testou positivo para anabolizantes. E o adversário do Spider no retorno, Nick Diaz, também caiu no teste realizado depois do duelo, apresentando metabólitos de maconha. Outro caso ocorreu com Jon Fitch, atualmente no WSOF, flagrado com nível elevado de testosterona.
 
Mesmo com os escândalos recentes, Royce Gracie não vê motivo para preocupação no MMA, já que as comissões atléticas têm punido os atletas flagrados no antidoping. "Eu sinto que o sistema funciona e isso é bom. Não vamos pensar no lado ruim, vamos pensar que é o lado bom. Ele funciona, e é por isso que os atletas são pegos”, disse o ex-lutador em entrevista ao site MMA Fighting.
 
Royce Gracie considera ainda que o número de casos de doping no MMA não é tão grande comparado à quantidade de profissionais no esporte. “Quantas pessoas foram pegos (recentemente)? Cinco? Cinco de quantos que temos no esporte em todo o mundo? Eu não acho que isso é um problema”, insistiu o representante da família que criou o ‘brazilian jiu-jitsu’, disseminado em diversos países.
 
A lenda do MMA – Hall da Fama do UFC – comentou os casos de Anderson Silva e Jon Jones. E não vê problema com o futuro dos dois atletas. “Eu não falei com ele (Anderson), mas ninguém pode mudar o passado, o que ele fez”, declarou Gracie, sobre uma possível ameaça ao legado do Spider após o doping. Sobre ‘Bones’, o brasileiro disse que o caso é um pouco mais complicado, pois envolve uma substância que pode influenciar negativamente os mais jovens.
 
“Jon Jones se esquece às vezes que é um exemplo para crianças e jovens. Ele é jovem, é um ser humano. Ele vai sair para uma festa, ser influenciado. Ele cometeu um erro”, frisou o ex-lutador, que alerta para que os casos recentes não podem prejudicar a imagem de todos os atletas. “Não vamos tentar colocar para baixo os lutadores, porque um deles cometeu um erro, decidiu festejar e fazer o que quer”, comentou.
 
Fonte:www.mg.superesportes.com.br
Foto:Ethan Miller/Getty Images/AFP

Nenhum comentário: