Carlos Augusto
A chuva que caiu forte em Manaus atrasou o clássico entre Flamengo e Vasco, pelo Novo Basquete Brasil. Mas quem disse que o rubro-negro reclamou? Ao lado da torcida e com a arquibancada rival calada, o time da Gávea jogou no embalo de Marquinhos e Fischer e teve a sua revanche tão esperada, lavando a alma diante do arquirrival. Desde a volta do Cruz-Maltino à modalidade, não havia acontecido ainda um jogo oficial com a presença das duas torcidas. Desta vez foi assim, e o Flamengo, líder do NBB, levou a melhor por 94 a 86 depois de uma partida equilibrada nos três primeiros quartos e de domínio vermelho e preto no período final. Para festejar, Marquinhos, Olivinha e cia se jogaram nos torcedores, em uma comemoração acima do normal, com Olivinha pegando o microfone e cantando "Isso aqui não é Vasco, isso aqui é Flamengo".
Se a atmosfera minutos antes do clássico era de festa e provocação, a forte chuva que caiu em Manaus trouxe apreensão. O teto da Arena Amadeu Teixeira, que sofreu reparos durante a semana, não suportou o volume de água e respingos caíram sobre o piso de jogo. A área ficou muito úmida e funcionários e até máquinas foram usadas para a secagem. Foram 40 minutos de interrupção, caras fechadas e preocupação. O aquecimento das duas equipes foi comprometido. Quando o tempo deu uma trégua, a partida enfim começou, para delírio dos torcedores que tanto esperaram por este momento, por mais que o Clássico dos Milhões tenha migrado do Rio de Janeiro para a Região Norte do Brasil.
Com 25 pontos, Marquinhos foi o cestinha do Flamengo. Ele também pegou seis rebotes e deu sete assistências. Outros destaques do Flamengo foram o pivô Olivinha, com seu 14º duplo-duplo em 23 jogos. Ele anotou 16 pontos e pegou 11 rebotes. Os rebotes, por sinal, podem ter feito a diferença para o Rubro-Negro. Só Olivinha teve sete ofensivos, enquanto o Vasco inteiro pegou sete. Armando a equipe, Fischer fez 18 pontos e teve aproveitamento de 72% nos arremessos. No Vasco, voltando após lesão, David Jackson foi o cestinha do jogo com 26 pontos. Hélio anotou 19, e Gaúcho ajudou com outros 14. O Cruzmaltino entrou em quadra com importantes desfalques. Com lesão da panturrilha, o pivô Bruno Fiorotto sequer viajou para Manaus. Já Nezinho não entrou em quadra devido a uma sobrecarga muscular.
Na próxima rodada, na quarta-feira, dia 14, o Flamengo vai até Macaé encarar o time da casa, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo. O time é líder do NBB com 17 vitórias em 23 jogos (73,9% de aproveitamento). Do outro lado, o Vasco joga no mesmo dia, em casa, às 20h15, em São Januário, contra o Caxias do Sul. O Cruz-Maltino é o nono colocado, com 12 vitórias e 12 derrotas e 50% de aproveitamento.
Confira os resultados deste sábado no NBB:
Veja como ficou a classificação:
Confira os próximos jogos no NBB:
Fonte: Globo, LNB e www.resultados.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário