Os havaianos fizeram a festa no Dakine ISA World Junior Surfing Championship, vencendo três das quatro categorias individuais em Playa Jiquiliste, Nicarágua.
Josh Moniz foi o melhor na Sub 18 masculina, Tatiana Weston-Webb levou o ouro na Sub 18 feminina e Mahina Maeda subiu ao topo do pódio na Sub 16 feminina. Na Sub 16 masculina, o campeão foi o australiano Jacob Wilcox.
Os melhores brasileiros nas categorias individuais foram os cearenses Rafael Venuto e Larissa dos Santos. A dupla não conseguiu passar pelas finais da repescagem. Venuto terminou em sexto na Sub 16 e Larissa foi a quinta colocada na Sub 18 feminina.
Na final da Sub 16 feminina, a havaiana Mahina Maeda espancou as direitas com fortes batidas de backside que renderam notas 9.73 e 9.43, totalizando o maior somatório de toda a competição (19.16 pontos). Mahina estava tão inspirada que ainda deu-se ao luxo de descartar 7.10 e 6.17.
A partir daí, a briga ficou pela medalha de prata. A taitiana Karelle Poppke levou a melhor sobre a havaiana Dax McGill, enquanto a norte-americana Frankie Harrer não deu trabalho às adversárias e ficou em quarto, com a medalha de cobre.
O título da Sub 16 masculina ficou com o australiano Jacob Wilcox. Em uma batalha equilibrada, Jacob conseguiu deter o italiano Leonardo Fioravanti, o norte-americano Jake Marshall e o japonês Reo Inaba.
Fioravanti foi quem mais ameaçou o título de Jacob. O atleta radicado na França tinha 8.00 na melhor onda, contra 6.50 e 8.40 do aussie.
Fioravanti chegou a bater na trave, arrancando 6.73 quando precisava de 6.91, mas o título ficou mesmo com Jacob, que disputou a etapa do WCT em Bell's Beach como um dos convidados e se deu mal.
As meninas voltaram ao outside no confronto seguinte. Na decisão da Sub 18, a brasileira naturalizada havaiana Tatiana Weston-Webb - nascida em São Paulo e criada na ilha do Kauai - deu show e saiu da água com notas 8.00 e e 7.50.
"Estou muito feliz. No ano passado eu estava vencendo até os minutos finais, mas perdi o título, então este ano eu voltei com muita sede de vitória", comemora Tati, que tem muitos parentes em Garopaba (SC), mas diz que não fala português muito bem.
Em segundo ficou a australiana Stephanie Single, seguida pela norte-americana Nikki Veisins e por Chelsea Tuach, de Barbados, que cometeu uma interferência na última onda e despencou da segunda para a quarta posição.
A última final a entrar em cena foi a da Sub 18 masculina. O havaiano Josh Moniz - filho do lendário Tony Moniz - travou uma grande batalha com o australiano Soli Bailey.
Ambos vinham da repescagem e ditaram o ritmo da decisão em Jiquiliste. Com 7.43 e 7.00 nas duas melhores ondas, Josh ficou com a medalha de ouro.
Soli surfou a melhor onda da final (8.00) e teve 6.40 na segunda melhor nota, apenas três centésimos a menos do que precisava. Em terceiro ficou o francês Andy Criere, seguido pelo australiano Luke Hynd.
Os japoneses fizeram bonito na etapa e levaram a Aloha Cup, disputa por revezamento entre equipes. Na final, eles derrotaram os Estados Unidos, Austrália e Peru.
O Brasil foi superado na segunda bateria. A equipe chegou a liderar, mas caiu para terceiro e caiu diante do Peru e Austrália.
Resultados do Dakine ISA World Junior 2013
Feminino Sub 16
1 Mahina Maeda (Haw)
2 Karelle Poppke (Tah)
3 Dax McGill (Haw)
4 Frankie Harrer (EUA)
Masculino Sub 16
1 Jacob Wilcox (Aus)
2 Leonardo Fioravanti (Ita)
3 Jake Marshall (EUA)
4 Reo Inaba (Jap)
Feminino Sub 18
1 Tatiana Weston-Webb (Haw)
2 Stephanie Single (Aus)
3 Nikki Veisins (EUA)
4 Chelsea Tuach (Bar)
Masculino Sub 18
1 Josh Moniz (Haw)
2 Soli Bailey (Aus)
3 Andy Criere (Fra)
4 Luke Hynd (Aus)
Aloha Cup (revezamento)
1 Japão
2 Estados Unidos
3 Austrália
4 Peru
Por: Waves/Ader
Nenhum comentário:
Postar um comentário