sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Alemãs vencem a Suécia e ficam com ouro no feminino na Rio 2016




Beat Reusser
Fazer festa no Maracanã começou a se transformar em um hábito para a Alemanha. Depois da conquista da Copa do Mundo de 2014 pelos homens, agora foi a vez das mulheres celebrarem no mais famoso palco do futebol mundial. Com uma equipe de bom toque de bola e mesmo com a maioria do público torcendo contra, as alemãs furaram a retranca da Suécia, venceram por 2 a 1, nesta sexta-feira à tarde, e ficaram com a medalha de ouro inédita na Rio 2016.

A Suécia repetiu na decisão a estratégia que usou para eliminar o Brasil: defesa compactada e contra-ataques em velocidade. O time começou melhor o jogo e poderia ter conseguido a vantagem se Olivia Shough não tivesse perdido grande chance ao chutar por cima logo nos primeiros minutos. A Alemanha apostou no toque de bola e reagiu rapidamente, mas desperdiçou duas ótimas oportunidades. Na principal delas, Anja Mittag pegou um rebote na área e, com a goleira caída, chutou para fora

A Alemanha conseguiu a vantagem logo aos dois minutos do segundo tempo. Dzsenifer Marozsán ficou com a bola livre na entrada da área e bateu com categoria, acertando o ângulo esquerdo. Um golaço! Aos 15, a mesma Marozsan cobrou falta na trave. No rebote, Sembrant se atrapalhou e fez contra. A Suécia despertou e diminuiu aos 21, com Blackstenius, e ganhou apoio do torcedor brasileiro. Mas faltou força ofensiva. Superiores tecnicamente, as alemãs souberam controlar a vantagem até o apito final.

A vitória dá a Alemanha o primeiro ouro no futebol feminino na história da Olimpíada. O país contabilizava até então três bronzes – 2000, 2004 e 2008. Grande surpresa do torneio após eliminar as favoritas americanas e brasileiras, a Suécia volta para a casa com a prata, também inédita – o melhor desempenho havia sido o quarto lugar em Atenas.

Nenhum comentário: