domingo, 9 de junho de 2013

Nadal domina Ferrer e alcança recorde com 8 títulos



Beat Reusser

Rafael Nadal agora pode sem dúvida ser reconhecido como o grande rei de Roland Garros. Neste domingo, o espanhol se tornou campeão do Grand Slam francês pela oitava vez (desde 2005, só não ganhou em 2009) e com direito a recorde de partidas ganhas em Paris. O Touro Miúra derrotou o compatriota David Ferrer por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 6/3 em duas horas e 16 minutos. Foi a 59ª vitória de Nadal na competição, e com isso ele virou o maior vencedor de partidas em Roland Garros, ultrapassando as 58 do suíço Roger Federer e do argentino Guillermo Vilas.

Nadal conseguiu manter uma intensidade maior que a de Ferrer. Embora não tenha atuado mal, o número 5 do mundo não conseguiu aproveitar suas pequenas chances que criou - aproveitou apenas três de 12 break points. Sua principal oportunidade veio no sétimo game do terceiro set, quando desperdiçou uma chance de quebra cometendo um erro não forçado de forehand.

Dominante em Roland Garros, onde só perdeu uma partida (em 2009 para o sueco Robin Soderling) das 60 partidas que disputou em toda a carreira, o maiorquino passa a somar 12 títulos de Grand Slam. Assim, ele deixou para trás o sueco Bjorn Borg e o australiano Rod Laver e se igualou ao também australiano Roy Emerson como o terceiro maior ganhador de majors em todos os tempos. O ranking é liderado pelo suíço Roger Federer, com 17 conquistas, contra 14 do americano Pete Sampras, segundo colocado.

Nenhum comentário: