Beat Reusser
A disputa foi apertadíssima até a última regata, a concorrência estava forte, mas Martine Grael e Kahena Kunze conseguiram conquistar uma suada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
Elas ficaram na primeira colocação da regata da medalha da classe 49erFX, realizada na raia do Pão de Açúcar da Baía de Guanabara e terminaram com 48 pontos na competição olímpica.
O pódio ainda teve a Nova Zelândia com a prata e as dinamarquesas com o bronze.
As brasileiras chegaram a essa última prova empatadas na primeira posição com as as espanholas Tamara Echegoyen e Berta Betanzos, e as dinamarquesas. Mas foi com a dupla da Nova Zelândia com quem travou uma disputa acirrada pela primeira colocação na medal race. A diferença na chegada foi de apenas dois segundos. As brasileiras terminaram a prova com o tempo de 21m21s.
As brasileiras fizeram uma boa competição. Foram apenas três regatas fora do top-7 (e uma delas entrou no descarte), que para os especialistas em vela é uma zona segura de regularidade para chegar na briga por título. Martine e Kahena venceram duas das 12 regatas que antecederam a medal race.
Ao garantirem uma medalha olímpica nesta Rio-2016, Martine Grael e Kahena Kunze evitaram que a vela brasileira voltasse a passar em branco em Jogos Olímpicos, algo que não acontece desde Barcelona-1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário