Marc Márquez nunca havia vencido o GP do Japão como piloto de MotoGP. Neste domingo (16), o espanhol não só acabou com o jejum ao vencer a prova em Motegi como conquistou o terceiro título na classe principal do Mundial de Motovelocidade.
Matematicamente, Márquez precisava de tropeços de Valentino Rossi e de Jorge Lorenzo para confirmar o virtual terceiro título na pista de propriedade da Honda.
A dupla da Yamaha, que vinha atrás do espanhol na prova, caiu e abriu caminho para a terceira conquista do piloto da moto #93, que tem apenas 23 anos.
A pole position deixou Valentino Rossi esperançoso de encurtar a distância para Márquez e seguir na briga pelo título. Durou pouco. Logo na largada, o líder tomou a ponta. Jorge Lorenzo ultrapassou os dois, mas acabou voltando para a terceira colocação. Rossi continuou perseguindo Márquez, e, a 17 voltas do fim, caiu sozinho. Ele tentou voltar, mas acabou recolhendo a moto para os boxes.
Seguro na primeira colocação, Marc Márquez já estava muito perto do título, mesmo com Jorge Lorenzo na segunda colocação. A chance de garantir a conquista no Japão veio apenas a quatro voltas do fim da corrida. Da mesma maneira que o companheiro de equipe, Lorenzo passou reto em uma curva e abandonou a prova.
Coube a Márquez conduzir sua moto com cuidado pelas três últimas voltas para comemorar seu terceiro título da MotoGP em quatro temporadas na categoria. Com o título, o espanhol se tornou o piloto mais jovem a ser cinco vezes campeão do Mundial de Velocidade. Aos 23 anos de idade, ele bateu o recorde que era do próprio Valentino Rossi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário