terça-feira, 1 de novembro de 2016

FPF sorteia e Paulistão 2017 terá "grupo da morte"





Carlos Augusto




No início da tarde desta terça-feira, a Federação Futebol Interior sorteou os grupos do Campeonato Paulista 2017, que terá 16 times. Destaque para o "grupo da morte"com Santos e Audax, campeão e vice-campeão, além de Ponte Preta e Mirassol, recém-promovido para a elite do futebol do Estado.

As equipes jogarão contra os times dos outros grupos. Os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, enfrentando o outro classificado do grupo. Para as semifinais, os times serão ranqueados de acordo com a campanha. O de melhor campanha enfrenta o quarto, enquanto os outros dois decidem em ida e volta o outro finalista. A final segue disputada em dois jogos, assim como nos anos anteriores.


GRUPO A - Corinthians, São Bernardo, Ituano e Botafogo.
GRUPO B - São Paulo, Red Bull Brasil, Linense e Ferroviária.
GRUPO C - Palmeiras, São Bento, Novorizontino e Santo André.
GRUPO D - Santos, Audax, Ponte Preta e Mirassol.

A fórmula de disputa é a mesma do ano passado. Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos com um cabeça de chave. Na primeira fase, cada time joga contra os rivais das outras chaves. Os times não se enfrentam dentro de sua chave. Santos e Audax, que fizeram a final do Paulistão 2016 caíram no mesmo grupo e, portanto, não vão se enfrentar na fase inicial.

Após 12 rodadas - seis delas terão clássicos -, os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, quando começa a fase de mata-mata. A partir das quartas de final, todas as etapas são disputadas em jogos de ida e volta.

O número de clubes vem sendo reduzido gradativamente desde 2014. O formato atual com 16 equipes tem o menor número de participantes desde 2002 e é considerado o número ideal pela federação. A avaliação dos dirigentes é de que e a redução era necessária para encurtar a primeira fase, normalmente a menos atraente da competição. Por outro lado, confere mais "peso" aos mata-matas. O Paulistão 2017 rebaixará somente os dois últimos colocados da primeira fase. Neste ano, foram seis rebaixados; nos anos anteriores, quatro caíram.

Outra novidade é a volta da disputa do Campeão do Interior. Os seis clubes que não avançarem às quartas de final e não forem rebaixados disputarão o troféu em formato a ser definido. 

Fonte:FI

Nenhum comentário: