domingo, 7 de julho de 2013

Na Indy – Domínio de Ganassi e Honda em Pocono; vitória de Dixon







Carlos Augusto






Uma bela volta por cima na 10ª etapa da Formula Indy, que retornou após 24 anos ao Pocono Raceway, tradicional circuito oval do estado da Pensilvania. A equipe Chip Ganassi e os motores Honda, que estavam “mortos” na temporada, dominaram o evento e tomaram conta do pódio.
 
A vitória ficou com Scott Dixon, a primeira dele e da equipe na temporada. Carlie Kimball, que saiu do seu último pit stop na frente do neozelandês, chegou na segunda posição e Dario Franchitti completou a supremacia. O “melhor do resto” foi Will Power, que foi quarto colocado com seu Penske/Chevrolet.
 
Josef Newgarden (Fisher), Simon Pagenaud (Schmidt) e Justin Wilson (Dale Coyne) chegaram na sequência. Atrás deles ficou o líder do campeonato Hélio Castroneves (Penske), que chegou a andar em terceiro após o segundo dos quatro pit stops, mas acabou mesmo em oitavo, seguido por Ed Carpenter (Carpenter).
 
Michael Andretti largou na pole position e liderou a maior parte da prova. Mas, como imprimiu um ritmo muito forte e sempre era o primeiro dos líderes a entrar nos boxes, precisou economizar combustível nas voltas finais e perdeu terreno, acabando em décimo.
 
Tony Kanaan (KV) foi apenas o 13º colocado. O brasileiro era segundo no stint inicial da corrida, atrás de Andretti, e saiu na frente do americano na segunda rodada de pit stops, realizada sob bandeira amarela. Perdeu a posição na relargada, na 72ª volta, mas sempre se manteve na frente. Na 107ª, danificou sua asa dianteira ao ultrapassar Dixon para retomar a ponta, e precisou de uma parada a mais nos boxes, saindo da disputa.
 
A corrida de 160 voltas teve apenas duas bandeiras amarelas. Logo na primeira volta, James Hinchcliffe (Andretti) rodou e bateu no muro. Na 62ª, dentro dos boxes, o segundo colocado Ryan Hunter-Reay (Andretti) foi “atropelado” pelo terceiro Takuma Sato (A.J. Foyt), tirando ambos do páreo.



Veja classificação final da prova:
 
01º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
02º Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
03º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda)
04º Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
05º Joseff Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
06º Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
07º Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
08º Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
09º Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
10º Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
11º Simona De Silvestro (SUI/KV-Chevrolet)
12º James Jakes (ING/RLL-Honda)
13º Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)
14º Ryan Briscoe (AUS/Panther-Chevrolet)
15º Pippa Mann (ING/Dale Coyne-Honda)

Classificação do campeonato após dez etapas:
 
01 - Hélio Castroneves = 356 Pontos
02 - Ryan Hunter-Reay = 333 Pontos
03 - Marco Andretti = 301 Pontos
04 - Scott Dixon = 291 Pontos
05 - James Hinchcliffe = 272 Pontos
06 - Tony Kanaan = 271 Pontos
07 - Simon Pagenaud = 269 Pontos
08 - Justin Wilson = 253 Pontos
09 - Will Power = 242 Pontos
10 - Takuma Sato = 241 Pontos
 
A 11 etapa acontece já no próximo final de semana, nos dias 13 e 14 de julho. A segunda rodada dupla do ano, nas ruas de Toronto, no Canadá.

Fotos:Getty Images

Nenhum comentário: