domingo, 6 de novembro de 2016

No Surf Feminino - Silvana Lima conquista etapa do QS em Sydney e retorna à elite em 2017




Carlos Augusto




Duas vezes vice-campeã mundial, em 2008 e 2009, Silvana Lima está de volta à elite do surfe. Ao conquistar o título da etapa do QS 6000 em Sydney, na Austrália, a cearense de Paracuru chegou a 18.750 pontos na última de 34 etapas (contam os cinco melhores resultados) e fechou a temporada de 2016 na liderança da Divisão de Acesso. Diante de milhares de pessoas nas areias de Cronulla Beach, uma das mais conhecidas do estado de New South Wales, a surfista de 32 anos superou na final a australiana Philippa Anderson por 11.30 a 8.60, em ondas de até 1m. As condições eram desafiadoras no encerramento do campeonato, mas Silvana se manteve firme com o seu estilo radical e progressivo até o fim. 

Silvana Lima conquista etapa do QS em Sydney, fecha ano como líder e se garante na elite (Foto: Divulgação/WSL)

Apesar do revés, Philippa comemorou o seu melhor resultado na temporada e o bom desempenho ao longo da disputa, na qual foi responsável pelas eliminações de surfistas como Keely Andrew e Bronte Macaulay. Poucas semanas antes do evento, Anderson estava li, naquela mesma praia, treinando promessas da nova geração australiana. O prêmio pelo segundo lugar será usado para ela correr as etapas do QS na próxima temporada e tentar uma vaga no CT.

Silvana Lima é campeã do QS 6000 em Sydney e fecha ano como líder do QS (Foto: Divulgação/WSL)

Na decisão, Silvana garimpou alguns diamantes em um mar difícil, enquanto Philippa nçao encontrou o 6.97 que lhe renderia a virada. No caminho rumo ao topo nos subúrbios de Sydney, a cearense derrubou nomes como a havaiana Coco Ho, a americana Tia Blanco, a local Kirra-Belle Olsson e a caribenha Chelsea Tuach, de Barbados. Na semifinal, ela foi beneficiada pela interferência de Isabela Nichols na última onda. A local teria 14.40 pontos se não tivesse sido punida, perdendo a segunda nota (6.40), e ficou com apenas 8.00 contra 12.96 de Silvana. Além da brasileira, Bronte Macauly também se garantiu na elite em 2017. 

Fonte:Globo

Nenhum comentário: