sexta-feira, 27 de julho de 2012

Atleta ilheense conquista medalha de prata em seletiva de Tae Know Do.





Beat Reusser 







Mais uma vez, o município de Ilhéus foi bem representado no Tae Know Do, uma das modalidades esportivas que mais crescem em todo o país. No último final de semana (22 e 23), a atleta Luana Santos Castro, de 15 anos, obteve um excelente desempenho na seletiva dos Jogos Estudantis 2012, disputada no Clube dos Bancários, na cidade de Salvador. Após derrotar seis adversárias, Luana perdeu a última luta por pontos, ficando com a segunda colocação e, consequentemente, com a medalha de prata.


Luana Castro, que para participar da seletiva contou com o apoio da Superintendência Municipal de Esportes, é aluna da Associação Leandro Ferreira e pratica Tae Know Do há cerca de dois anos. Apesar do pouco tempo no esporte, a atleta já é faixa verde e vem colecionando títulos nos mais diversos campeonatos que tem disputado em Ilhéus e em outras cidades baianas. Luana vai se preparar, agora, para disputar o Campeonato Baiano de Tae Know Do 2012, do qual é a atual campeã na sua categoria. 


Entre as suas principais vitórias, Luana Santos Castro possui um campeonato baiano (2011), uma Taça de Salvador (2012), uma Copa Porto Seguro (2012) e um Open de Ilhéus (2012). Para o superintende municipal de Esportes, Carlos Augusto Faria, é importante garantir a presença de atletas ilheenses nas competições esportivas, tanto em nível estadual quanto em nacional, como forma de incentivar novos desportistas na cidade. “E isso não apenas nos esportes tradicionais, mas, também, nas modalidades que vêm ganhando força nos últimos anos, como as artes marciais”, enfatiza Faria.


Origem – O Tae Kwon Do é uma arte marcial que deu origem a um esporte de combate. A modalidade surgiu como forma de renascimento, depois do período de dominação da Coréia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais. Atualmente, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, o Tae Know Do teve seu "batismo de fogo", quando se apresentou como um esporte de exibição, seguindo com este status nos Jogos de Verão de 1992. 


Em 1993, o Tae Know Do foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000. Em sentido global, Tae Know Do indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e dos punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, tudo isso para a rápida destruição do oponente.



Fonte:Ascom
Foto:Mary Melgaço

Nenhum comentário: