sexta-feira, 6 de julho de 2012

ESPECIAL DO CORINTHIANS CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2012

 

Pablo Brandão 





Uma campanha impecável, um momento perfeito! Assim foi alcançado o sonho do Corinthians. O Timão foi campeão da Libertadores da América!

O corintiano tinha que ouvir todos os dias piadas sobre a Libertadores. Dos maiores clubes brasileiros, a equipe do Parque São Jorge era a única a não ter essa taça. E conquistá-la, parecia um ato muito longe de acontecer. Mas não foi! De forma brilhante e diferenciada, o Corinthians foi ganhando uma sequência invejável a cinco anos, que resultou no seu principal título! A história está feita, o Timão tem tudo que um gigante do futebol precisa ter para não ser contestado!

Como esse sonho tão distante foi alcançado agora? O que fez o Corinthians ganhar uma Libertadores antes do que se imaginava?

Com certeza, os amantes do futebol acreditavam em uma burocracia enorme para que o Corinthians fosse campeão da Libertadores. Seria preciso contratações de peso, um craque a nível de seleção brasileira, coisa desse tipo. Essa equipe de 2012 não tem isso! Em outros momentos da história corintiana, o título do torneio continental aparentava estar mais perto. Porém, o alvinegro usou de uma modernidade do mundo futebolístico para calar a todos. Não existe um jogador que leva o time nas costas, que tem os holofotes direcionadas somente em sua direção. O que existe, é uma coletividade, onde pouco mais de onze jogadores atuam como uma verdadeira equipe, onde todos eles se destacam, e todos eles dividem o mérito. No time titular do Corinthians, nem centroavante tem! A escalação conta com atletas que atuam sem função única. A missão de cada um é atacar e defender. Todos devem ir e voltar. Há exceção para o goleiro, claro.

De onde surgiu esse esquema?

Atacar e defender, fazer gols e evitá-los, correr o campo todo... Essas características do Corinthians surgiram da retaguarda, da defesa. Em 2007, o Corinthians foi rebaixado. Para o ano de 2008, foi necessário mudanças grotescas. Quase todo o elenco foi alterado, só ficou quem tinha que ficar. E o técnico a assumir esse objetivo, Mano Menezes, deixou claro por onde tudo mudaria. O atual treinador da seleção brasileira falou que era preciso formar uma defesa perfeita, que não contasse apenas com bons zagueiros e laterais, mas também com toda a equipe dedicada a não sofrer gols. Além da contratação de ótimos defensores (Chicão, Alessandro, William...), os jogadores de outras posições colocaram imediatamente tal missão na cabeça. Deu certo? Claro! Foi até melhor do que o esperado. Mano deixou a equipe, alguns treinadores assumiram e não tiveram sucesso, até chegar Tite. O novo técnico manteve o objetivo, e teve a ousadia de melhorá-lo. A defesa do Corinthians é perfeita!
Desde que Mano assumiu o time e colocou em campo esse esquema, o Timão participou de 14 campeonatos e se destacou defensivamente em todos. Na Libertadores de 2012, o alvinegro sofreu apenas 4 gols em 14 jogos, sendo a melhor defesa da história da competição, com esse tipo de regulamento. E a equipe ainda terminou invicta, feito conquistado pela última em 1978, pelo Santos de Pelé.

Rebaixamento 

Além de ter essa mudança tática após ser rebaixado, o Corinthians mudou também as finanças. Quando estava na Série B em 2008, conseguiu um patrocínio que era o maior do país. Em 2012, iniciou o ano ocupando o mesmo posto dos que mais ganham dinheiro, em primeiro, porém o valor que entra no cofre corintiano hoje é quatro vezes maior do qual entrava em 2008. Depois da queda, seis anos atrás, o Timão cresceu, enriqueceu, alcançou visibilidade no mundo todo, surpreendeu e papou títulos, inclusive o mais cobiçado de sua história.
O torcedor pode não gostar, mas a verdade é que o rebaixamento fez muito bem ao Corinthians! Parabéns, Timão!


fotos: cnews, terra, ae

Atenção! A reprodução desta matéria está autorizada desde que seja citado a autoria e a fonte!
-
BRANDÃO, Pablo. <http://toque-esportivo.blogspot.com>.

Nenhum comentário: