domingo, 25 de maio de 2014

No Surf - Três brasileiros vão disputar o título do Quiksilver Saquarema Prime 2014






Carlos Augusto




Adriano de Souza, Jadson André e Wiggolly Dantas são a esperança do Brasil reconquistar o título no ASP World Prime de Saquarema, que desde 2011 é vencido pela Austrália. Eles foram os únicos que passaram para o último dia do Quiksilver Saquarema apresentado por Powerade no sábado de chuva, vento e mar difícil com ondas de 4-6 pés na Praia de Itaúna. Um dos dois tops do WCT já está garantido nas semifinais, pois Mineirinho e Jadson vão disputar a segunda bateria das quartas de final, que começam as 9h00 em Saquarema. Na bateria seguinte, Wiggolly enfrenta Billy Stairmand, um dos dois surfistas da Nova Zelândia classificados para o domingo decisivo do primeiro ASP World Prime de 6.500 pontos do ano.
 
Adriano de Souza ganhou o duelo de líderes do ranking no sábado
 
Mineirinho ganhou o segundo duelo brasileiro do dia acertando duas manobras muito potentes numa esquerda da série na Praia de Itaúna. Ele recebeu nota 8,77 nessa onda para totalizar 14,60 pontos, contra 8,93 das duas notas computadas por Tomas Hermes, que neste momento ocupava a vice-liderança no ASP Qualifying Series. Antes do confronto dos líderes do ranking que classifica dez surfistas para a elite dos top-34 do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour, o potiguar Jadson André também surfou uma boa onda nota 8 para derrotar o cearense Heitor Alves por 13.33 a 11.20 pontos.
 
A terceira vitória brasileira foi conquistada pelo paulista Wiggolly Dantas, que foi o único a derrotar um surfista de outro país nas oitavas de final. Antes dele, Alex Ribeiro já havia sido eliminado pelo espanhol Gony Zubizarreta na primeira bateria e Filipe Toledo perdido a segunda para o havaiano Keanu Asing. As duas únicas vitórias tinham sido nos duelos verde-amarelos, mas Wiggolly surfou muito bem de novo nas ondas da Praia de Itaúna para liquidar o norte-americano Chris Ward por uma larga vantagem de 12,77 a 6,50 pontos.
 
Wiggolly Dantas conquistou a única vitória brasileira sobre um estrangeiro nas oitavas de final
 
Diferente dos outros dias, em que a maioria dos classificados eram brasileiros, no sábado foram os estrangeiros que conquistaram o maior número de vagas para as quartas de final do Quiksilver Saquarema. A surpresa foi o desempenho dos dois surfistas da Nova Zelândia. Ricardo Christie derrotou o português Nic Von Rupp e vai enfrentar o brasileiro Wiggolly Dantas na terceira quarta de final na manhã deste domingo. Já Billy Stairmand barrou o local de Saquarema, Raoni Monteiro, no penúltimo duelo do dia.
 
Outra derrota muito sentida pela torcida brasileira foi a do top do WCT, Filipe Toledo, para o havaiano Keanu Asing na segunda bateria das oitavas de final. Era a terceira vez que os dois se enfrentavam na Praia de Itaúna. Eles disputaram a bateria que inaugurou a edição 2014 do Quiksilver Saquarema Prime na terça-feira e o havaiano levou a melhor. Na quinta-feira, o brasileiro deu o troco na primeira rodada classificatória para as oitavas de final, mas no sábado Keanu Asing achou as melhores ondas para ganhar o tira-teima por 12,13 a 11,54 pontos.
 
QUARTAS DE FINAL DO QUIKSILVER SAQUAREMA PRIME:
 
1.a: Gony Zubizarreta (ESP) x Keanu Asing (HAV)
2.a: Adriano de Souza (BRA) x Jadson André (BRA)
3.a: Wiggolly Dantas (BRA) x Ricardo Christie (NZL)
4.a: Charles Martin (GLP) x Billy Stairmand (NZL)
 
OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar com US$ 4.300 e 2.400 pontos:
 
1.a: Gony Zubizarreta (ESP) 12.86 x 11.87 Alex Ribeiro (BRA)
2.a: Keanu Asing (HAV) 12.13 x 11.54 Filipe Toledo (BRA)
3.a: Jadson André (BRA) 13.33 x 11.20 Heitor Alves (BRA)
4.a: Adriano de Souza (BRA) 14.60 x 8.93 Tomas Hermes (BRA)
5.a: Ricardo Christie (NZL) 16.00 x 8.10 Nic Von Rupp (PRT)
6.a: Wiggolly Dantas (BRA) 12.77 x 6.50 Chris Ward (EUA)
7.a: Billy Stairmand (NZL) 12.43 x 11.74 Raoni Monteiro (BRA)
8.a: Charles Martin (GLP) 12.60 x 6.36 Perth Standlick (AUS)
 
Fonte:www.aspsouthamerica.com
Texto:João Carvalho
Fotos:Daniel Smorigo / ASP

Nenhum comentário: