domingo, 1 de junho de 2014

No Surf - Wiggolly Dantas substitui Raoni Monteiro na seleção brasileira no Fiji Pro






Carlos Augusto




Depois de faturar o título do Quiksilver Saquarema Prime, Wiggolly Dantas agora ganhou a chance de competir com os melhores surfistas do mundo em uma das melhores ondas do mundo. Ele vai substituir o contundido Raoni Monteiro na seleção brasileira que disputará o Fiji Pro nos tubos de Cloudbreak e Restaurants na paradisíaca ilha de Tavarua. O prazo do quinto desafio do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014 começou neste domingo e vai até 13 de junho, mas o seu início foi adiado para aguardar por melhores ondas em Fiji.
 
Wiggolly Dantas conquistando o Quiksilver Saquarema Prime (Foto: Daniel Smorigo / ASP South América)
 
Dois brasileiros foram escalados nas primeiras baterias da rodada de apresentação dos concorrentes ao título do Fiji Pro, que não é eliminatória. Os vencedores avançam direto para a terceira fase, mas os perdedores têm uma segunda chance na repescagem. Adriano de Souza vai abrir o campeonato com o australiano Kai Otton e o português Tiago Pires. E o também paulista Filipe Toledo entra na segunda com o taitiano Michel Bourez campeão do Billabong Rio Pro no Rio de Janeiro e o norte-americano Brett Simpson, que não ganhou nenhuma bateria nas quatro etapas do WCT este ano.
 
Wiggolly Dantas, que assumiu o segundo lugar no ASP Qualifying Series liderado por Adriano de Souza com a vitória no Quiksilver Saquarema Prime domingo passado na Praia de Itaúna, vai estrear nas Ilhas Fiji na quinta bateria, enfrentando o campeão mundial Joel Parkinson e outro australiano, Mitch Crews. Na seguinte, o atual campeão do Fiji Pro, Kelly Slater, faz a sua primeira defesa da liderança do ranking do Samsung Galaxy ASP World Tour 2014 contra o francês Jeremy Flores e o fijiano Isei Tokovou.
 
Depois tem Brasil em três baterias seguidas. O ex-líder Gabriel Medina entra na sétima, com o norte-americano Kolohe Andino, vice-campeão do Billabong Rio Pro nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca, e o australiano Dion Atkinson. Antes de Raoni Monteiro e o australiano Adam Melling cancelarem suas participações por contusões, Alejo Muniz completava o confronto encabeçado por Medina. O catarinense foi removido para a oitava bateria, do australiano Josh Kerr e o havaiano Sebastian Zietz. Miguel Pupo estreia na seguinte, contra o sul-africano Jordy Smith e o espanhol Aritz Aranburu.
 
O último brasileiro a se apresentar no Fiji Pro é Jadson André, na 11.a e penúltima bateria com os australianos Julian Wilson e Bede Durbidge. Esta é a quinta das onze etapas do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014 e no momento o potiguar Jadson, o catarinense Alejo Muniz e o carioca Raoni Monteiro, estão fora do grupo dos 22 primeiros colocados no ranking, que são mantidos na elite dos top-34 para o ano que vem.
 
PRIMEIRA FASE DO FIJI PRO – Vitória=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:
 
1.a: Adriano de Souza (BRA), Kai Otton (AUS), Tiago Pires (PRT)
2.a: Michel Bourez (TAH), Filipe Toledo (BRA), Brett Simpson (EUA)
3.a: Mick Fanning (AUS), Fredrick Patacchia (HAV), Glenn Hall (IRL)
4.a: Taj Burrow (AUS), Adrian Buchan (AUS), Mitch Coleborn (AUS)
5.a: Joel Parkinson (AUS), Mitch Crews (AUS), Wiggolly Dantas (BRA)
6.a: Kelly Slater (EUA), Jeremy Flores (FRA), Isei Tokovou (FJI)
7.a: Gabriel Medina (BRA), Kolohe Andino (EUA), Dion Atkinson (AUS)
8.a: Josh Kerr (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Alejo Muniz (BRA)
9.a: Jordy Smith (AFR), Miguel Pupo (BRA), Aritz Aranburu (ESP)
10: Nat Young (EUA), Owen Wright (AUS), Matt Wilkinson (AUS)
11: Julian Wilson (AUS), Bede Durbidge (AUS), Jadson André (BRA)
12: John John Florence (HAV), C. J. Hobgood (EUA), Travis Logie (AFR)
 
RANKING DO SAMSUNG GALAXY ASP WORLD TOUR 2014 – 4 etapas:
 
1.o: Kelly Slater (EUA) – 23.400 pontos
2.o: Taj Burrow (AUS) – 22.750
3.o: Joel Parkinson (AUS) – 22.400
4.o: Michel Bourez (TAH) – 22.250
5.o: Gabriel Medina (BRA) – 20.950
6.o: Adriano de Souza (BRA) – 19.700
14: Miguel Pupo (BRA) – 11.450
20: Filipe Toledo (BRA) – 8.000
20: Mitch Crews (AUS) – 8.000
 
Outros brasileiros:
 
24: Jadson André (BRA) – 5.750 pontos
30: Alejo Muniz (BRA) – 3.250
34: Raoni Monteiro (BRA) – 2.000
 
Fonte:www.aspsouthamerica.com
Foto:Daniel Smorigo / ASP South America
Texto:João Carvalho

Nenhum comentário: