segunda-feira, 10 de outubro de 2016

No Campeonato Brasileiro da Serie C de 2016, nas quartas - Juventude aproveita 'Sindrome do Castelão', elimina Fortaleza e vai à semifinal





Carlos Augusto





O Juventude, de Caxias do Sul (RS), é o quarto semifinalista do Campeonato Brasileiro da Série C e também o último time a garantir o acesso para a Série B em 2017. O time gaúcho garantiu sua vaga ao empatar com o Fortaleza, por 1 a 1, na Arena Castelão, que registrou recordes de público e renda na competição: 63.903 pagantes para R$ 2.356.087,00. É o terceiro ano seguido que o time cearense é eliminado nas quartas de finais diante de sua torcida.

No jogo de ida, no Sul, houve empate sem gols. Por isso o empate com gols daria a vaga ao Juventude. O empate sem gols levaria a definição para os pênaltis. Os dois gols saíram no segundo tempo.

Juventude segurou o empate com o Fortaleza no Castelão, chegou às semifinais e garantiu vaga na Série B

Hugo marcou primeiro, aos quatro minutos de cabeça, para o time gaúcho. Pio, cobrando falta, empatou aos 21 minutos para o Fortaleza que naquela altura só podia avançar com a vitória. Ela não ocorreu. 

Ao lado do Juventude também subiram para a Série B o ABC, que eliminou o Botafogo-SP; o Guarani que descartou o ASA e o Boa Esporte que passou pelo Botafogo-PB. Eles vão ocupar as vagas dos quatro rebaixados da Série B que ainda estão indefinidos.

Os confrontos semifinais estão certos pelo regulamento: o ABC pega o Guarani enquanto o Juventude joga com o Boa Esporte. Por terem melhor campanha, Guarani e Boa vão ter o direito de fazer o segundo jogo em casa. As datas e horários devem ser determinadas pela CBF nesta segunda-feira.

Mais uma vez o Fortaleza perdeu a vaga diante de sua torcida. Ano passado caiu diante do Brasil-RS, outro gaúcho, e ano retrasado diante do Macaé-RJ. Por coincidência os dois times caíram para a Série C em 2009.

A trajetória do Juventude foi pior, porque de 2011 até 2013 disputou a Série D. Mas o time da região serrana gaúcha teve uma boa temporada. Sagrou-se vice-campeão estadual ao perder o título para o Internacional e agora garantiu o acesso na Série C.

Além disso, está nas quartas de final da Copa do Brasil, tendo perdido o jogo de ida para o Atlético Mineiro por 1 a 0, em Belo Horizonte - antes, eliminou o São Paulo e o Coritiba.

Resultado do trabalho planejado pelo técnico Antônio Carlos Zago, ex-zagueiro de grandes clubes, como São Paulo e Palmeiras e seleção brasileira. O seu auxiliar é Galeano, ex-volante do Palmeiras.

Confira os jogos e datas quartas de final:

Jogos de ida

Sexta, dia 30 de setembro:
Botafogo-SP 0 x 0 ABC-RN – Santa Cruz, Ribeirão Preto (SP)
Botafogo-PB 0 x 0 Boa Esporte-MG – Almeidão, João Pessoa (PB)

Sábado, dia 01 de outubro:
ASA-AL 3 x 1 Guarani-SP – Coaracy Fonseca, Arapiraca (AL)

Segunda, dia 03 de outubro:
Juventude-RS 0 x 0 Fortaleza-CE – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)

Jogos de volta

Sexta, dia 07 de outubro:
ABC-RN(Classificado) 1 x 0 Botafogo-SP - Frasqueirão, Natal (RN)

Sábado, dia 08 de outubro:
Guarani-SP(Classificado) 3 x 0 ASA-AL - Brinco de Ouro, Campinas (SP)

Domingo, dia 09 de outubro:
Boa Esporte-MG(Classificado) 1 x 0 Botafogo-PB - Dilzon Melo, Varginha (MG)
Fortaleza-CE 1 x 1 Juventude-RS(Classificado) - Castelão, Fortaleza (CE)

Confira os confrontos das semifinais:

ABC-RN x Guarani-SP
Boa Esporte-MG x Juventude-RS

Fonte:FI

Nenhum comentário: