quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CBF anuncia oficialmente a unificação de títulos brasileiros desde a Taça Brasil de 1959.



Carlos Augusto




A CBF anunciou oficialmente em seu site que aceitou o dossiê dos clubes brasileiros que pedem a unificação dos títulos nacionais no período de 1959 a 1970. Segundo a entidade, o presidente Ricardo Teixeira fará a divulgação para a imprensa nesta quarta-feira.

Com o 'rearranjo' de títulos, Palmeiras e Santos somaram quatro e seis conquistas ao seu currículo, respectivamente, e se tornaram os maiores campeões brasileiros da história, com oito conquistas, superando São Paulo, que permanece com seis e o Flamengo com cinco.

Fluminense, Cruzeiro, Bahia e Botafogo também foram beneficiados, somando um título cada. O time tricolor carioca passou a ter três conquistas, enquanto o tricolor baiano, a celeste mineira e o alvinegro do Rio de Janeiro ficaram com duas (veja quadro abaixo).

Os seis clubes nacionais agraciados elaboraram um dossiê e entregaram para a CBF pedindo que tanto a Taça Brasil quanto o Roberto Gomes Pedrosa - Taça de Prata (torneios que aconteceram entre 1959 e 1970) tivessem equivalência ao Campeonato Brasileiro (que começou em 1971). A entidade que rege o futebol nacional acabou aceitando a ideia.

A notícia de que a CBF convidou os representantes dos seis clubes contemplados para uma reunião no Itanhangá Golf Club na Zona Oeste do Rio de Janeiro já era um indício de que a tão esperada confirmação da unificação dos títulos iria se concretizar. Por esse motivo, é lá que deve ser feito o anúncio oficial por volta das 11h desta quarta-feira. Cogita-se que o encontro terá a presença do Rei do futebol Pelé, que virou hexacampeão nacional pelo Santos com a mudança.


Bahia o primeiro campeão brasileiro em 1959: Nadinho, Beto, Hermínio, Nelsinho, Flávio, Vicente, Marito, Alencar, Léo, Mário, Biriba, Leone, Henrique, Bombeiro, Marito e o Técnico Carlos Volante.

Fonte:UOL

Nenhum comentário: