quinta-feira, 1 de maio de 2014

Formula 1 - 20 anos sem Ayrton Senna






Carlos Augusto







Ayrton Senna da Silva, nasceu no dia 21 de março de 1960, na cidade de São Paulo(SP), falecendo no dia 1 de maio de 1994, em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino.
 
Ayrton Senna começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após 2 anos de sua estreia.
 
Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo abandonado a corrida na oitava volta. Em sua primeira temporada, Senna conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos e a nona posição na classificação geral dos pilotos.
 
No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três temporadas. Em 1988, juntou-se o francês Alain Prost (que seria seu maior rival em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 Grands Prix daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de 1989, e Senna retomou o título em 1990 - ambos títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão.
 
Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 - façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato vencendo por três anos consecutivos.
 
A partir de 1992, a equipe Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Ayrton Senna conseguiu terminar a temporada 1993 como vice-campeão, vencendo cinco corridas. Negociou uma transferência para Williams em 1994


Os 20 anos que se passaram desde sua morte não foram suficientes para que Senna fosse esquecido. Muito pelo contrário. Seu legado faz parte da rotina da categoria, a começar por um aspecto vital: a segurança dos pilotos. A qual ele lutou muito.
 
Basicamente, três áreas foram desenvolvidas depois do acidente do Senna: a segurança dos carros de competição propriamente ditos (célula de sobrevivência), o equipamento pessoal dos pilotos, como   macacão, Sistema de Proteção para cabeça e pescoço (HANS) e os capacetes, e também  a segurança das pistas aumentando as áreas de escapes. Tendo dois carros em cada circuito, o carro de segurança e o carro médico. 

Ayrton Senna ainda é presença certa nas mentes e corações da nova geração de pilotos de kart. Uma idolatria que passa de pai para filho e abre as portas para o sonho de ser piloto da categoria mais famosa do automobilismo mundial.  

Fonte: www.estadao.com.br/esporte.hsw.uol.com.br/wikipedia.org/www.google.com.br/foto Ayrton Senna

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