sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Trio brasileiro confirmado na etapa brasileira do FIA WEC.





Carlos Augusto







O Brasil terá pelo menos uma equipe 100% nacional na disputa das 6 Horas de São Paulo, que faz parte do FIA World Endurance Championship, e será disputado pela primeira vez no país no dia 15 de setembro no Autódromo de Interlagos, São Paulo. O mundial de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo já passou por EUA, Bélgica, França e Inglaterra. Os mais de 30 carros são divididos em quatro categorias na pista: LMP1, LMP2 (que são carros protótipos) e LMGTE Pro e LMGTE Am (carros GT).

E para a estreia desta competição no Brasil um trio de pilotos a bordo de uma Ferrari 458 na categoria LMGTE Am. Xandy Negrão, Enrique Bernoldi e Chico Longo estarão juntos no time italiano AF Corse, uma das principais equipes de corrida da Europa. Esta categoria é reservada para um piloto Pro e dois Gentleman Drivers.

Xandy Negrão é um especialista em competições GT e Endurance. O ex-piloto de Stock Car é bicampeão GT3 e bicampeão de Endurance. A prova com seis horas de duração é aguardada com expectativa. "Estou ansioso pela corrida das 6 horas de SP. Gosto de provas de longa duração onde se trabalha bastante a estratégia de equipe. As corridas contam com mais emoção, pelos pits stops, troca de pilotos. Este evento será muito disputado. Por participar dessa prova em uma equipe acostumada com este tipo de corridas, acredito que teremos um bom resultado e grandes chances de chegar ao pódio", disse Xandy.

Sobre os companheiros de equipe Xandy aprova o trio formado. "Vamos disputar claro, para vencer a prova. Mas correr ao lado dos amigos de pista Chico Longo e Bernoldi será uma grande festa. Todos nós conhecemos bem a pista de Interlagos, e, além disso, o Chico tem bastante experiência com Ferrari. Já o Bernoldi por ter sido piloto da FIA GT também traz uma boa bagagem na pilotagem dessa categoria", explicou.

Xandy Negrão já disputou provas internacionais (FIA) de longa duração. "Já participei de algumas provas internacionais. Aqui no Brasil em 2007, tivemos uma corrida das Mil Milhas junto com a Le Mans Series e disputei na categoria LMGT2. Corri com uma Ferrari F430 GT ao lado do meu filho Xandinho e do Andreas Mattheis (experiente piloto e chefe de equipe). Nós conquistamos o segundo lugar depois de 324 voltas. Foi um bom resultado", disse Negrão.

Já Bernoldi, o piloto profissional do trio, sua experiência internacional pode contar muito neste tipo de corrida. Ele já disputou a 24 Horas de Spa, em 2009 a bordo de um Corvette GT1. "Competi de Ferrari este ano em Vallelunga. Era uma GT3. O carro das 6 Horas é um pouco diferente. O Longo e o Xandy conhecem muito bem Interlagos e carros GT. Quero ajudar o máximo com a minha experiência e nas estratégias", disse o piloto com passagem pela Fórmula 1, Formula Indy, A1 GP entre outras.

Chico Longo aguarda ansioso a corrida. "Já disputei algumas categorias do automobilismo nacional, mas a que eu mais gosto são as de corridas de longa duração. Estratégia de paradas, consumo de pneus e combustível, troca de pilotos, isto tudo me fascina. E dividir a pista com os principais protótipos do mundo é outro fator motivador. Esta Ferrari 458 que está vindo para nós é um modelo ainda mais rápido comparado ao que usamos aqui no Brasil", disse Longo.

AF Corse

A equipe italiana AF Corse disputa os principais campeonatos do Mundo. Além do WEC, participa do FIA GT1, FIA GT3, GT Open, Le Mans Series entre outras. Começou em 2003 preparando Maseratis para o Trofeo Maserati. Em 2004 participou do FIA GT com Maserati MC 12. Em 2006, já de Ferrari, venceu o FIA GT com uma F430 GT2. Mesmo títulos que vieram na sequencia: 2007, 2008 e 2009. Em 2010 estreou na Le Mans Series com Giancarlo Fisichella e Jean Alesi. Em 2011 um ano incrível para o time. Conquistou ILMC, LMS, FIA GT3, ECC e GT Print. Estes campeonatos foram com a dupla Fisichella e Gianmaria Bruni. Mesma dupla que venceu a ultima etapa da WEC em Silverstone.

Programação da etapa brasileira da FIA WEC:

Quinta-feira - 13 de setembro

11h00 as 12h30 - treino 1
15h30 as 17h00 - treino 2

Sexta-feira - 14 de setembro

10h00 as 11h00 - treino 3
14h00 as 14h20 - classificatório LMGTE Pro e LMGTE Am
14h30 as 14h50 - classificatório LMP1 e LMP2

Sábado - 15 de setembro


08h00 as 08h20 - Warm up
12h00 - 18h00 - Corrida.

----------------------------------------------------------------------------------------
Contatos:

Xandy Negrão - Juliana Marques - producoeskvideo@gmail.com (15) 8133.9848

,
Francisco Longo - Nei Tessari/Via Italia - neitessari@viaitallia.com.br (11) 7808.9975

Enrique Bernoldi - Glauce Schutz - glauce@ms2comunicacao.com.br (51) 8142.2602


Fonte:

Nenhum comentário: