segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Superintendência quer revitalizar Conselho Municipal de Esportes.





Beat Reusser







Uma das principais propostas do evento que a Superintendência Municipal de Esportes promove nesta quinta-feira (20) é a revitalização do Conselho Municipal de Esportes, entidade criada em dezembro de 1997. O encontro, que acontecerá das 14 às 18 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), também tem o objetivo de cadastrar todas as ligas e associações esportivas do município. Denominada “Abrindo as portas para o esporte”, a iniciativa visa ainda a troca de experiências e a apresentação dos diversos projetos que vêm sendo desenvolvidos em Ilhéus.
Em linhas gerais, o Conselho Municipal de Esportes foi criado pela Lei 2.657 com a finalidade de formular a política do setor com vistas a estimular, fortalecer e enriquecer as atividades esportivas no município. Entre suas finalidades específicas, destacam-se a realização de estudos capazes de desenvolver as diversas modalidades esportivas, a formatação de estudos e políticas de investimentos dirigidos ao esporte, a elaboração do calendário de eventos esportivos, a formulação de políticas voltadas para o incentivo ao esporte e a manutenção de um intercâmbio com entidades similares de outros municípios.
A Lei 2.657 determina, ainda, que o município, na medida de suas disponibilidades, prestará cooperação financeira a entidades desportivas amadorísticas, mediante concessão de subvenção anual ou auxílio para realização de objetivos no âmbito das práticas esportivas ou para fazer face às despesas com serviços de natureza especial ou extemporânea. O parágrafo único do artigo 8 da Lei 2.657 enfatiza, entretanto, que o Município de Ilhéus só concederá subvenção, auxílio ou qualquer outro tipo de ajuda financeira para fins desportivos de acordo com orientações e critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Esportes.
Palestrantes - De acordo com o superintendente municipal de Esportes, Carlos Augusto, o evento contará com a participação de vários palestrantes. Entre eles, o analista técnico da Sudesb, Nei Santos, que estará falando sobre “Estrutura do Desporto, do Paradesporto e do Lazer”, “Sistema Nacional de Esporte e Lazer”, “Sistema Estadual de Esporte e Lazer” e “Projetos e Convênios com a Sudesb”.
O encontro, que deverá levar dezenas de esportistas e desportistas ao Teatro Municipal de Ilhéus, no centro da cidade, contará ainda com a participação do economista Gilvan Tavares, que abordará o tema “Planejamento no Esporte”, do engenheiro civil Hermano Fahning, que falará sobre “Marketing Esportivo”, e do professor Dorival de Freitas, que fará palestra sobre “Disciplina no Esporte”.
Ligas e projetos - “Atualmente, temos no município uma infinidade de entidades que desenvolvem trabalhos muito interessantes. Nosso objetivo é conhecer esses projetos de perto para, a partir daí, buscarmos, se necessário, parcerias para fortalecê-los ainda mais”, comenta Carlos Augusto, salientando que existem em Ilhéus diversas ligas e projetos “executados nas modalidades de Remo, Vôlei, Handebol, Tiro ao Alvo, Jiu Jitsu, Tae kwon Do e Futebol de Botão, entre outros”.
Fonte:ASCOM
Foto:Mary Melgaço

Nenhum comentário: