quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Fifa pede absolvição, e Carlos Alberto fica próximo da liberdade de doping





Carlos Augusto





Acostumado a conquistar títulos dentro de campo, Carlos Alberto celebrou uma grande vitória também fora dele. Nesta quarta-feira o jogador recebeu um documento que oficializa o pedido da Fifa de sua absolvição da acusação de doping. O papel foi acolhido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), que em breve deve ratificar a decisão, fazendo com que o atleta sequer seja julgado pelo tribunal internacional.
 
Luciana Lopes, advogada particular de Carlos Alberto e responsável por defendê-lo em duas instâncias no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (em ambas ele foi absolvido), entrou com recurso no CAS contra a CBF e a Fifa depois que o jogador foi condenado em agosto pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva a uma pena que iria até maio do ano que vem. A CBF comunicou que não tinha interesse no processo, e a Fifa enviou o laudo e o material para análise num laboratório credenciado na Europa.
 
Nesta quarta-feira a Fifa se manifestou ao jogador e ao CAS, afirmando não ter identificado qualquer violação à regra do esporte, já que o laudo mostrou não haver nenhuma das duas substâncias encontradas (hidroclorotiazida e carboxi-tamoxífeno) após o material ter sido analisado pelo Ladetec - laboratório localizado no Rio de Janeiro e recentemente descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada).
 
Luciana Lopes usou na defesa de Carlos Alberto junto ao CAS os mesmos argumentos utilizados em suas duas explanações no TJD-RJ: a análise da urina do jogador estaria desqualificada pelo fato de a coleta ter sido feita fora dos padrões internacionais e por o laboratório responsável ter sido descredenciado pela Wada.
 
Carlos Alberto está sem clube desde 2 de agosto, quando se encerrou seu contrato com o Vasco. Desde então, o jogador - que completa 29 anos em dezembro - tem mantido a forma numa academia e em alguns treinos com o Bangu. A última partida oficial foi no dia 8 de agosto: Vasco 1 x 1 Bahia, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Fonte:Globo
Foto:Marcelo Sadio / Vasco.com.br

Nenhum comentário: