quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Há 25 anos, Senna conquistava o primeiro Mundial da carreira




Beat Reusser
No dia 30 de outubro de 1988, o mundo da F1 viu uma de suas principais promessas confirmar aquilo que se esperava de alguém que mostrava talento para ser um dos grandes pilotos da história da categoria. Naquela data, Ayrton Senna venceu o GP do Japão e conquistou o primeiro de seus três títulos mundiais.
 
Com a vitória, Senna repetiu os feitos de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet e se tornou o terceiro brasileiro a conquistar um título mundial da Fórmula 1. Ainda formando a parceria de sucesso com a McLaren, ele conquistou o bicampeonato em 1990 e o tri em 1991. 

A temporada de 1988 foi completamente dominada pela McLaren, que tinha o estreante Senna ao lado de Alain Prost, então bicampeão – tendo conquistado os dois títulos pela equipe inglesa, em 1985 e 1986. O MP4-4, equipado com motor Honda, mostrou-se, nas mãos do brasileiro e do francês, um pesadelo para os adversários.

Das 16 provas daquele campeonato, o time, comandado na época por Ron Dennis, venceu 15 – só não triunfou no GP da Itália, quando Senna se envolveu em um acidente com o retardatário Jean-Louis Schlesser.

Nenhum comentário: