domingo, 13 de novembro de 2016

Sob chuva, Hamilton vence GP do Brasil e evita título de Rosberg; Massa bate




Beat Reusser


Teve de tudo. Acidente antes da largada, largada com Safety Car, acidente na entrada dos boxes, bandeira vermelha e acidente em regime de Safety Car. O GP do Brasil de 2016 será lembrado como uma das corridas mais atípicas da Fórmula 1 em sua história.

Melhor para Lewis Hamilton. Tido como o melhor piloto na chuva na atualidade dentro da Fórmula 1, o britânico não teve concorrência à altura pela sua 52ª vitória na carreira.

Com este triunfo, além de reduzir a diferença de 19 para 12 pontos no mundial de pilotos para Nico Rosberg (segundo colocado) ele ultrapassa o tetracampeão Alain Prost em número de vitórias na F1. Ainda assim, Nico pode ser terceiro na última corrida, em Abu Dhabi, para faturar o título.

O melhor do resto foi Max Verstappen, que chegou a estar na frente de Rosberg mas foi vítima de um erro estratégico da Red Bull, que trocou seus pneus de chuva pelos intermediários. Com o aumento da chuva, o piloto parou de novo e teve de se recuperar de 14º até o terceiro lugar em uma atuação primorosa. Perdendo o pódio a duas voltas do final, Sergio Perez foi o quarto e Sebastian Vettel fechou o top-5.

Em sua última corrida no Brasil, Felipe Massa acabou batendo na volta 48 após perder o controle de seu carro na Curva do Café enquanto era o 13º colocado. No entanto, isso não desanimou Massa, que ao sair do carro vibrou com a torcida, foi aplaudido pela Mercedes e pela Ferrari ao passar no pit lane, e ainda ganhou um abraço de sua família.

Felipe Nasr se utilizou de um bom desempenho no molhado para alcançar seus primeiros pontos no ano com um bom nono lugar. A colocação é importante para a Sauber, já que o time ultrapassa a Manor no campeonato de construtores.

A última etapa da Fórmula 1 acontece em duas semanas, no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi.

Nenhum comentário: