terça-feira, 25 de junho de 2013

Colo-Colo ou Itabuna: quem continua na Segundona?



Pablo Brandão






No sábado, o Colo-Colo enfrentará o Jequié, no estádio Mário Pessoa, pela 10ª rodada do Grupo 2 (última da primeira fase). Será um dia decisivo para o Tigre, pois sua classificação às semifinais estará em jogo.  A equipe entra em campo precisando vencer seu adversário, mas não desgruda os olhos do estádio Luis Viana Filho, onde uma partida tão importante quanto a sua se realizará concomitantemente: Itabuna recebe o Astro às 15h.
Não basta vencer seu jogo, se o Itabuna também vencer. Assim como não adianta nada o Itabuna perder, se o clube ilheense não sair vitorioso do Mário Pessoa. Uma coisa é certa: na próxima fase, ou estará o Colo-Colo, ou estará o Itabuna. Um ou outro! E mesmo em partidas diferentes, eles se enfrentam como se fosse a boa e velha rivalidade do Clássico do Cacau.

Colo-Colo e Itabuna quando se enfrentaram no Mário Pessoa.
Partindo para a matemática, temos o Flamengo de Guanambi já classificado com 14 pontos na liderança do Grupo 2. O Itabuna ainda pode passá-lo, mas o rubro-negro baiano avançaria em segundo. O Dragão ostenta 12 pontos, e o Colo-Colo, 10. Então, uma vitória do Tigre e uma derrota dos itabunenses dá a vaga à equipe de Ilhéus, que terminaria em segundo com 13, atrás do Flamengo, que folga nessa rodada. Mas se o Itabuna vencer, não importará o resultado do Colo-Colo: azulinos classificados em primeiro com 15. Uma derrota dos dois, a vaga é do Itabuna, e o Tigre ainda cai para o quarto lugar.
Agora, se o Itabuna empatar e o Colo-Colo vencer, a matemática será ainda mais exigida. Os dois ficariam com 13 pontos. Aí vem o primeiro critério de desempate: maior número de vitórias. Nesse quesito, também haveria empate (4 a 4). Em seguida vem o maior saldo. Até a nona rodada, o Itabuna ostenta 3, enquanto o Colo-Colo tem -2. Para que o Tigre se classifique com uma vitória sua e um empate dos "vizinhos", o resultado não pode ser menor que 5 a 0. Pois assim, os ilheenses empatariam o saldo em 3 a 3, mas seriam superiores no próximo critério, que é o de mais gols marcados, contanto que o empate do Itabuna fosse por menos de 3 a 3 (um 2 a 2, 1 a 1 ou 0 a 0). Se o empate for por 3 a 3 ou mais, o Itabuna se classifica.
Deixando de lado o papel e a caneta, a emoção que tomará conta do torcedor. Tanto em Ilhéus quanto em Itabuna, o coração ditará as regras de um sábado quente da Segunda Divisão do Baiano 2013.

  Veja melhor:


  Confira a 10ª rodada do Grupo 2:

foto: josé nazal
tabelas: toque esportivo, fbf

Nenhum comentário: