sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mudanças da F-1 em 2014: de 'ponto na carteira' a fim do degrau nos bicos







Carlos Augusto







A Federação Internacional de Automobilismo divulgou diversas mudanças nos regulamentos técnicos e esportivos da Fórmula 1 para a temporada 2014.
 
O anúncio foi feito nesta sexta-feira após a segunda reunião do ano do Conselho Mundial da FIA. Dentre as principais alterações estão: o fim do famoso degrau no bico, responsável por um impacto visual negativo que causou estranheza entre os fãs da categoria (neste ano, o desnível pode ser camuflado com uma placa); a volta dos testes durante a temporada; e um sistema de penalização com base em acúmulo de “pontos na carteira”, onde um piloto é automaticamente suspenso de uma prova ao atingir determinada quantidade de pontos em razão de infrações. Além disso, diversas medidas foram tomadas para ajudar na introdução dos novos motores V6 turbo 1.6 litro, que substituem os atuais V8 aspirados 2.4 litros.
 
Confira a lista de mudanças na regulamentação desportiva da F1 ratificadas pelo Conselho Mundial da FIA nesta sexta-feira (28/06):

Sistema de punição para pilotos infratores. Para cada infração cometida por um piloto, serão atribuídos de 1 a 3 pontos a sua superlicença, dependendo da gravidade do ato. Caso ele acumule mais de doze pontos em um período de um ano, o piloto será automaticamente excluído de uma etapa;

- A Mercedes está agora autorizada a fornecer motores para um máximo de quatro equipes em 2014;

- Adotado procedimento para um piloto lhe ser dada a oportunidade de devolver qualquer vantagem que ele possa ter ganho por ter saído da pista;

- Quatro testes de pista de dois dias serão permitidos na temporada no lugar dos atuais oito teste promocionais de um dia, além dos três dias para jovens pilotos;

- Testes de pista vão agora ser permitidos em janeiro de 2014, a fim de avaliar antes as novas unidades de motor V6 turbo de 1.6 litros;

- Todo o pessoal da equipe que estiver trabalhando em um carro durante um pit stop serão obrigados a usar proteção para a cabeça, em um renovado impulso para melhorar os níveis de segurança;

- A cada piloto será fornecido um jogo extra de pneus para ser usado somente durante os primeiros 30 minutos da primeira sessão de treinos na sexta-feira, para incentivar as equipes a entrarem cedo na pista;

- Não mais do que um motor pode ser homologado pelo fabricante durante o novo período de homologação, de 2014 a 2020. Alterações na unidade homologada somente serão permitidas para questões de instalação, confiabilidade ou economia;

- Os pilotos deverão usar uma caixa de câmbio por seis eventos consecutivos, um a mais do que hoje;

- O limite de velocidade do pit lane foi alterado para 80 km/h em todo o evento, com exceção de Melbourne, Mônaco e Cingapura, que serão limitados a 60 km/h.
 

- Medidas foram postas em prática para garantir que os carros não precisem incorporar um degrau no bico. As mudanças também garantirão que o bico seguirá baixo, por razões de segurança (em casos de batidas em forma de T – quando a frente de um carro atinge a lateral de outro).
 
- O peso mínimo dos carros será aumentado em 5kg, já que os novos motores provavelmente pesarão mais do que o inicialmente esperado. A distribuição de peso dos carros também foi alterada.

- Nenhum carro poderá usar mais de 100kg de combustível para a corrida, do momento da largada até a bandeira quadriculada. O controle será feito pelo medidor de fluxo de combustível aprovado pela FIA.

Fonte:Globo
Fotos:EFE/Divulgação

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