terça-feira, 29 de abril de 2014

AFA aprova novo modelo de Campeonato Argentino com 30 clubes






Carlos Augusto





A Associação do Futebol Argentino (AFA) aprovou nesta terça-feira um novo formato de campeonato nacional com 30 equipes participantes. De acordo com o jornal “Olé”, a decisão foi tomada após reunião entre dirigentes de clubes com o presidente da AFA Julio Grondona na sede da entidade em Buenos Aires. No entanto, nem todos presentes votaram a favor da mudança.
A justificativa de Grondona, autor da nova fórmula, é que o novo regulamento permitirá que “projetos de longo prazo” de alguns times possam ter melhores resultados, já que assim “haverá mais paciência e tolerância”.

Julio Grondona (o segundo à esquerda) se reúne com dirigentes de clubes: novo campeonato terá 30 times (Foto: Télam)

O modelo atual argentino conta com 20 times na divisão principal e 22 equipes na chamada “B Nacional”, a Série B local. Com a nova proposta, 10 clubes vão subir para a elite em dezembro deste ano depois de uma disputa no segundo semestre de 2014. Participarão: os três times que caírem ao término da temporada, em meados de maio, e os 15 clubes da “B Nacional” que não tiverem subido ou descido. As equipes que ascenderem na “B Metropolitana” e no “Argentino A” completarão o torneio, que terá 22 participantes ao todo. Enquanto isso, as 17 equipes da primeira divisão e as três que subirem disputarão um torneio.
A ideia é que o novo campeonato passe a valer a partir de fevereiro de 2015.

Fonte:Globo

Nenhum comentário: