quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BSP encerra o ano como referência mundial de campeonato verde

Samuel Baracho



Durante as cinco etapas de 2011 da maior competição de surfe do país, o Brasil Surf Pro, diversas cidades do litoral brasileiro receberam ações a fim de informar, educar e engajar a sociedade local e os surfistas na preservação das florestas. Na última etapa, na praia da Joaquina, de 14 a 18 de dezembro, quando será decidido o título brasileiro feminino e masculino, não será diferente.
Além da gestão sustentável do evento, o projeto ambiental Petrobras Surfe pelas Florestas, conta com espaços de conhecimento e integração socioambiental, palestras, visitas de escolas municipais na praia com atividades pedagógicas, e expedição de conhecimento. As atividades possibilitarão  a comunidade, lideranças socioambientais locais, público e até os surfistas, convivência com a cultura de sustentabilidade.
Para celebrar a abertura de verão 2012, com consciência e atitude, a equipe ambiental realizará no sábado, dia 15, uma expedição ecológica de stand up paddle (modalidade de surfe praticada com ajuda de remos), canoas e caiaques. O evento acontecerá na Lagoa da Conceição, em parceira com entidades de surfe locais como FECASURF, FECSUP e ACSUP, Joaquina e Floripa Surf Clubs, ACES, Power Surf Team, Seapoxy, a Escola do Mar e Hotel Eco Vila Praia Mole.
Dez árvores serão plantadas para homenagear o fim do Ano Internacional das Florestas. “A gente preserva aquilo que ama, vamos apresentar a belíssima Lagoa de Conceição por outro ângulo, pouco conhecido, com o intuito de engajar cada vez mais pessoas na luta pela sua preservação”, comenta Glenn Suba, coordenador geral das ações ambientais do Brasil Surf Pro.
No domingo dia 18, o Brasil Surf Pro em parceria com o Projeto Tamar de Florianópolis e a Joaquina Surf Club, farão um grande mutirão de limpeza, nas dunas e no costão, da praia da Joaquina. A iniciativa vai preparar o caminho para a soltura de algumas tartarugas marinhas reabilitadas após captura acidental em redes de pesca. A ação será realizada em frente à estrutura do evento, entre as baterias da semifinal e final.
A organização também promoverá um curso de pedagogia e gestão ambiental para escolas associadas à Aces (Associação Catarinense das Escolas de Surf) e outras associações de surfe, com palestras, metodologias e encenação de atividades pedagógicas, além de noções básicas de gestão ambiental das praias onde operam.  O curso será ministrado pelo gerente de sustentabilidade Glenn Suba e a coordenadora de pedagogia ambiental do Brasil Surf Pro, Bruna Nazarri, além do apoio de especialista em gestão ambiental de praias, Julio Mudat e o presidente da Aces, Roger Souto Maior. Todos participantes receberão um certificado.
Para Glenn Suba, a onda da Joaquina é uma das melhores do Brasil e a praia com suas dunas e costões fazem do local um dos mais concorridos para turismo na região. “Vamos trabalhar juntos com a ONG Joaquina Surf Club para deixar um legado de educação e conhecimento ambiental, mostrando à importância do surfe no engajamento da população em prol a preservação das praias”, explica.
Integrantes de projetos sociais da região e alunos de escolas municipais terão oportunidade de curtir a área da competição nos dias 14, 15 e 16. Eles serão recebidos pela equipe pedagógica do BSP, participarão de gincanas e atividades pedagógicas.
Os visitantes poderão conhecer o espaço Petrobras Surf Pelas Florestas e aprender sobre a preservação das florestas brasileiras. A Tenda, feita de material ecologicamente correto, funcionará ao lado da estrutura principal do BSP, nos dias do evento e no final de semana vai acontecer a ativação promocional da Petrobras:
Quem passar por lá poderá saber mais sobre os projetos ambientais, apoiados pela companhia, em totens interativos. Um simulador de surfe divertirá a criançada e os adultos possibilitando o plantio de árvores. Também haverá distribuição de brindes ecológicos, picolé e sementes.

Carboneutralização

Para engajar as feras do surfe nessa “onda” ambiental o evento criou os “Surfistas verdes”. Cada onda surfada que receber nota igual ou acima de oito corresponderá ao plantio de cinco árvores. Já a tão esperada nota 10 vai gerar 50 plantios. Entre a neutralização das emissões de CO2 do evento e as de Surfista verde na onda clássica de Joaquina, a estimativa é que sejam plantadas 500 árvores até o final do evento, lógico dependendo das condições do mar.
Uma parceria especial foi desenvolvida com o Projeto Carbono Social em Rede do Centro Vianei de Educação Popular, projeto contemplado pelo Programa Petrobras Ambiental e que atua na região serrana de Santa Catarina, no entorno do município de Lajes. Todas as emissões de CO2 geradas pelo Brasil Surf Pro serão compensadas por meio de plantio de árvores em propriedades de agricultores familiares. As árvores dos “surfistas verdes” serão plantadas no recém criado “Bosque do Surfe” em homenagem a esta parceria.
O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente que entendeu a importância do trabalho de sensibilização durante 2011 o Ano Internacional das Florestas (declarado pela ONU).
Petrobras e Skol apresentam o Brasil Surf Pro 2011, o patrocinio é da Hawaiian Dreams (HD). Apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports. A etapa na Praia da Joaquina também conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Prefeitura de Florianópolis, Governo do Estado e Fecasurf (Federação Catarinense de Surfe).
As etapas do Brasil Surf Pro são transmitidas ao vivo pelo www.brasilsurfpro.com.br.


Fonte: Brasil Surf Pro

5 comentários:

Anônimo disse...

Samuel Baracho seja bem vim a familia Toque-Esportivo, as suas materias só vão engrandecer e valorizar as nossas informações esportivas, principalmente nas informações de Surf, parabéns pelo seu bom trabalho. Até mais Carlos Augusto.

Pablo Brandão disse...

Seja Bem Vindo, Samuel!

Beat Reusser disse...

Samuel, seja bem vindo no grupo do Toque-Esportivo

Hiêgo Aguiar disse...

Seja bem vindo a família Toque Esportivo!

Anônimo disse...

Obrigado pessoal