sábado, 10 de dezembro de 2011

Sucesso na primeira Clínica do Vitória Basquete






Elisson Pallmer#22






Olhos atentos para não deixar escapar qualquer detalhe do que o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti, tinha para ensinar. Atletas do Vitória Basquete, visitantes do interior do Estado e profissionais de outros municípios da Grande Vitória estiveram presentes na primeira Clínica de Basquete, realizada na quadra de basquete do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Dezenas de garotos de várias idades ouviram, inicialmente, a palestra de Gustavo De Conti, o Gustavinho, apontado por especialistas como uma revelação do basquete.

E Gustavinho gostou muito da iniciativa do encontro. Segundo ele, é muito bom trabalhar com categorias de base. Ele contou que passou por todas as categorias de base de basquete em São Paulo, antes de chegar à elite e ser o técnico da equipe na quarta edição do Novo Basquete Brasil.

“Adoro categoria de base. No Paulistano, sempre que posso, vou conversar com os garotos das categorias de base. Quero estar aqui futuramente para ver a evolução dos garotos. Sei que em um dia é pouco. Mas acredito que eles irão assimilar algo do que foi dito aqui. Os jovens estavam com muita vontade de aprender”, elogiou Gustavinho.

Durante sua conversa com os garotos ele destacou a importância da preparação física e, principalmente, do desempenho defensivo das equipes.

“O Kobe Bryant é o melhor atleta do mundo. Mas esse melhor atleta do mundo também precisou reforçar a defesa. Ele analisou o Leandrinho e viu que ele se destaca por suas defesas também. Ele estudou o nosso atleta e depois colocou em prática. Só assim o Kobe conseguiu anular o desempenho de Leandrinho e os Estados Unidos continuam com sua hegemonia no basquete mundial”, disse Gustavinho durante a conversa com os meninos.

O ala Eddy, atualmente no Paulistano, e formado pelo presidente do Vitória Basquete, Alarico Duarte, também conversou com os garotos.

"É importante passar um pouco de experiência para os garotos", disse.

A Clínica do Vitória Basquete atraiu profissionais do interior como foi o caso do professor Samuel Barros, de São Mateus, que foi ao encontro e acompanhou três alunos – dois alas-pivôs e um armador.

“Tentamos trazer nosso time todo, mas não obtivemos o apoio necessário. Estou achando a clínica muito proveitosa e acredito que este seja o caminho. Teremos não só bons atletas, mas também cidadãos que não se envolvam com o que não deve”, defendeu o professor.

Já o professor voluntário de um projeto social Leonardo Furtado Zeferino, instalado na Escola Maria de Lourdes Soares, do bairro Tabajara, em Cariacica, tem a intenção de montar uma equipe feminina de basquete e considera fundamental participar de clínicas como a que aconteceu no IFES.

“É uma oportunidade para as meninas aprenderem. Visamos à participação nos Jogos Escolares de Cariacica (sub-14 e sub-17) e os Jogos na Rede sub-17 (1º, 2 º e 3 º ano). Quem sabe um dia participarmos também de competições da Federação. É um sonho. Mas receber informações como esta é muito importante”, salientou.

Quem também esteve presente no encontro foi o professor Moacyr Calado, que também é um dos entusiastas do basquete capixaba, assim como Alarico Duarte.

Nenhum comentário: