sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

No UFC 169 - Atletas evitam provocações, Barão mostra confiança e Lineker falha novamente





Carlos Augusto





A pesagem oficial do UFC 169, nesta sexta-feira, no Prudential Center, em Newark, Nova Jérsei, transcorreu sem provocações. Todos os lutadores bateram o peso, à exceção foi o paranaense John Lineker, que pela quarta vez (a terceira seguida), pela organização, ficou acima do limite do peso mosca, alcançando 57,6kg – um quilo a mais que o permitido. O evento, entre a noite deste sábado e a madrugada de domingo, no mesmo local, terá cobertura completa do Superesportes.

O momento mais aguardado da pesagem foi a entrada dos protagonistas da noite. No duelo principal, Renan Barão mostrou muita confiança depois de passar bem pela balança, pesando 61,2kg, no limite dos galos (61,2kg). O novo campeão linear defenderá pela primeira vez o cinturão e terá como á o desafiante Urijah Faber, que atingiu 61kg.

Os dois se encararam com seriedade e certa tensão, mas logo depois se cumprimentaram. Na entrevista, Renan Barão demonstrou confiança para a primeira defesa de título. “Espero que eu possa nocautear, eu treino com os melhores do mundo e vim aqui para dar o meu melhor”, afirmou o potiguar de 26 anos, invicto há oito anos e com sequência incrível de 21 vitórias consecutivas.
Antes dos atletas do evento principal, José Aldo foi a atração na pesagem. O manauara, que defenderá o cinturão do peso pena pela sexta vez no UFC, pesou 65,5kg, bem abaixo do limite da categoria – 66,8kg. Já o desafiante, Ricardo Lamas, natural de Chicago, alcançou 65,7kg. Na encarada, os dois também se respeitaram e evitaram polêmica.

Outro momento aguardado foi a entrada dos pesos pesados. Frank Mir, ex-campeão da categoria, terá duelo contra Alistair Overeem, ambos em busca da reabilitação. O norte-americano atingiu 116,3kg, enquanto o gigante holandês demonstrou tanta confiança que até subiu à balança de calça jeans. Com menos músculos, Reem pesou 116,5kg. Na encarada, os dois também se cumprimentaram.

Lineker falha

No card preliminar, momento de expectativa foi a pesagem do paranaense John Lineker, que mais uma vez não consegui bater o peso da categoria mosca. Mesmo tirando toda a roupa, o brasileiro atingiu 57,6kg, um quilo acima do limite, diante do olhar sério do presidente do UFC, Dana White. Foi a terceira vez seguida que ele não consegue passar pela balança – no total foram quatro, em seis lutas. O adversário, o russo Ali Bagautinov, alcançou 57,1kg.

O brasileiro, por meio de sua equipe, pediu prazo de uma hora para cortar o excesso e voltar à balança, até para evitar a perda de 20% da bolsa, que seria revertido para o adversário. Ele foi atendido, conseguiu eliminar 500g e bateu o peso na segunda tentativa, com 57,1kg - levando em consideração a tolerância acima do limite em duelos sem valer cinturão.

O momento de maior descontração foi com Alan Patrick, mais conhecido como Alan Nuguette. O ex-engraxate subiu ao palco dando golpes de capoeira, bateu o peso (70,1kg) da categoria leve (até 70,3kg) e comemorou com um salto mortal, arrancando aplausos. O adversário, o canadense John Makdessi, ficou com 70kg.

Resultados da pesagem do UFC 169

Card principal

Renan Barão (61,2kg) x Urijah Faber (61kg) – pelo cinturão do peso galo
José Aldo (65,5kg) x Ricardo Lamas (65,7kg) – pelo cinturão do peso pena
Frank Mir (116,3 kg) x Alistair Overeem (116,5kg) – peso pesado
John Lineker (57,6kg) x Ali Bagautinov (57,1kg) – peso mosca
Jamie Varner (70,7kg) x Abel Trujillo (70,5kg) – peso leve

Card preliminar


John Makdessi (70,3 kg) x Alan Nuguette (70,5kg) – peso leve
Chris Cariaso (56,6kg) x Danny Martinez (56,9kg) – peso mosca
Nick Catone (84,1kg) x Tom Watson (84,1kg) – peso médio
Al Iaquinta (70,3kg) x Kevin Lee (70,5kg) - peso leve
Clint Hester (84,1kg) x Andy Enz (84,1kg) - peso médio
Tony Martin (70,5kg) x Rashid Magomedov (70,3kg) – peso leve
Neil Magny (77,2kg) x Gusan Malatov (77,1kg)

Fonte:www.mg.superesportes.com.br
Fotos:Divulgação/UFC

Nenhum comentário: