quinta-feira, 27 de março de 2014

Uefa aprova Liga das Nações a partir de 2018




Beat Reusser




Buscando inovações desde o começo do mandato de Michel Platini, a Uefa realizará uma competição que promete movimentar o futebol europeu até em períodos mornos. Durante o 38º congresso da entidade, nesta quinta-feira, em Astana, no Cazaquistão, seus 54 membros aprovaram a proposta de uma "Liga das Nações" - torneio que substituirá os amistosos realizados entre equipes europeias, dinamizando o calendário.

Sendo desenvolvido desde 2011, o formato entrará em vigor apenas a partir de 2018. A ideia é dividir as seleções em quatro divisões de acordo com o ranking da Uefa e fazer com que equipes que não conseguiam realizar amistosos tenham sempre adversários para jogar. Haverá a possibilidade de promoção e rebaixamento, além de um grande campeão a cada ano ímpar.

A princípio, cada divisão será quebrada em grupos de três ou quatro seleções, que se enfrentarão entre setembro e novembro de 2018. No ano seguinte, os vencedores de cada grupo da primeira divisão disputarão o primeiro título da Liga das Nações. Além disso, as seleções menores podem receber a chance de se classificar para a Eurocopa, uma vez que as eliminatórias para a competição - que serão mantidas - são complicadas.

Nenhum comentário: