sábado, 5 de novembro de 2016

Na NBB 2016/2017 - Na reedição das duas últimas Finais do NBB CAIXA, Bauru e Flamengo abrem temporada neste sábado






Carlos Augusto






A bola vai subir para a nona edição do NBB CAIXA. Neste sábado (05/11), às 14 horas (de Brasília), com transmissões ao vivo da TV Bandeirantes e do SporTV, Gocil/Bauru Basket e Flamengo se enfrentarão no Ginásio Panela de Pressão, situado no interior paulista, e darão início à temporada 2016/2017 do maior campeonato de basquete do país.

Ginásio Panela de Pressão será o palco da abertura do NBB
 CAIXA pela segunda temporada consecutiva com
 o duelo entre Bauru e Flamengo (Caio Casagrande/Bauru Basket)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Donos de dois dos mais poderosos elencos do país, Bauru e Flamengo se enfrentaram nas duas últimas Finais do NBB CAIXA – ambas com vitória dos cariocas. Somados, os times reúnem 13 atletas com passagens pela Seleção Brasileira, dentre eles três que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio 2016: Marquinhos (Flamengo) e Alex e Hettsheimeir (Bauru). Além disso, os técnicos José Neto e Demétrius fazem parte da comissão técnica do esquadrão nacional.

Responsáveis por uma grande rivalidade nos últimos anos, Bauru e Flamengo fizeram grandes jogos na temporada passada. Incluindo as cinco partidas do playoff final, as equipes se enfrentaram sete vezes no NBB CAIXA 2015/2016, com quatro vitórias do clube da Gávea e três do time do interior paulista. Se somado o duelo pelas semifinais da Liga das Américas, vencido pela equipe bauruense, o retrospecto fica empatado em quatro a quatro.

Bauru, de Alex, ou Flamengo, de Marquinhos: quem vence
 neste sábado? (João Pires/LNB)
Atual tetracampeão e maior vencedor da história do NBB CAIXA, com cinco títulos, o Flamengo entra para esta temporada mais uma vez com um dos principais elencos do país. A equipe manteve sua espinha dorsal e seis importantes jogadores na última conquista foram mantidos – Ronald Ramon, Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, Rafael Mineiro e JP Batista.

Para qualificar ainda mais seu plantel, o time comandado pelo técnico José Neto acertou a contratação do armador Ricardo Fischer, ex-Bauru e que pode debutar pelo time rubro-negro no NBB CAIXA justamente contra a equipe que defendeu por três temporadas. Também chegaram ao Flamengo os jovens Humberto, Lelê, Léo Bispo e Pedrinho Rava.

Para a partida deste sábado, o técnico José Neto terá os desfalques de Humberto, Lelê e Pedrinho, que ainda se recuperam de contusões e ficaram no Rio de Janeiro. Enquanto isso, Fischer está em fase final de recuperação de uma lesão muscular no músculo posterior da coxa esquerda e viajou a Bauru, mas sua participação na partida ainda é incerta.

Gui Deodato está de volta ao Bauru e fará sua reestreia
neste sábado (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Do outro lado, o Bauru também segurou a grande maioria de seus principais jogadores. Alex Garcia, Léo Meindl, Jefferson e Hettsheimeir seguem no esquadrão do interior paulista e ganharam a companhia dos experientes Valtinho e Shilton, dois dos reforços contratados para esta temporada.

Além deles, os jovens Gegê e Gui Deodato, ambos ex-Rio Claro, foram anunciados como reforços bauruenses nesta semana e já foram regularizados para a partida de sábado. Deodato retorna ao time de sua cidade natal após uma temporada no Rio Claro e volta a atuar na equipe pela qual atuou por mais de sete anos.

Durante a pré-temporada, as duas equipes tiveram as disputas de seus respectivos estaduais. O Bauru foi até a Final do Campeonato Paulista, mas acabou derrotado pelo Mogi das Cruzes/Helbor. Por sua vez, o Flamengo decidirá o título do Carioca no dia 06/12 contra o arquirrival Vasco da Gama.

Em toda a história do NBB CAIXA, as equipes se enfrentaram 31 vezes e os cariocas levam ampla vantagem, com 22 vitórias contra nove dos paulistas. Nas partidas disputadas em Bauru são dez triunfos dos visitantes e cinco dos donos da casa.

Fonte:Liga Nacional de Basquete 

Nenhum comentário: