quinta-feira, 30 de abril de 2015

No NBB 7 - 2014/2015, nas quartas de final - Limeira vencer Brasília fecha serie em 3 a 1 e garante passagem às semifinais, já o Macaé vence Mogi e assume liderança da série em 2 a 1






Carlos Augusto




O NBB 7 já tem seu primeiro semifinalista. E se trata de uma equipe que disputará as semifinais pela primeira vez na história. Na noite desta quarta-feira (29/04), o Winner/Limeira voltou a vencer o UniCEUB/BRB/Brasília na capital federal, pelo placar de 89 a 76, fechou a série válida pelas quartas de final em 3 a 1 e garantiu a inédita passagem para a penúltima fase dos playoffs do maior campeonato de basquete do país.

Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, o time do interior paulista teve seu mando quebrado pela equipe candanga no Jogo 2 e a série partiu para Brasília empatada em 1 a 1. Então, depois de vencer a terceira partida, na última segunda-feira, o esquadrão limeirense tornou a levar a melhor sobre os candangos e agora aguardará o desfecho do confronto entre Flamengo e São José/Unimed para conhecer seu próximo adversário.

Para sair vencedor, Limeira teve um ótimo desempenho no terceiro quarto. Após ver os rivais abrirem oito pontos de frente (51 a 43) logo na volta do intervalo, os comandados do técnico Dedé Barbosa reagiram rapidamente e partiram para o último período com uma vantagem de seis pontos (66 a 60). Na parcial final, os visitantes dominaram completamente as ações e confirmaram o triunfo com tranquilidade nos minutos finais.

Além de assegurar a inédita passagem às semifinais, Limeira ainda quebrou o tabu de nunca ter vencido uma série de playoff no NBB. Antes do duelo contra Brasília, os representantes do estado de São Paulo haviam disputado cinco confrontos na fase de mata-mata e nunca tinham levado a melhor.

Com um ótimo trabalho coletivo, o time paulista contou com seis jogadores registrando dígitos duplos na pontuação nesta terça. O cestinha foi o ala/pivô norte-americano Hayes, com 19 pontos, seguido por Fiorotto e Rafael Mineiro que marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente. Nezinho registrou 11 pontos, enquanto que Teichmann e David Jackson contribuíram com dez pontos cada.

Pelo lado do Brasília, o atleta mais efetivo em quadra foi o ala/pivô Giovannoni, que deixou a quadra com 15 pontos e sete rebotes. Tricampeão do NBB entre os anos de 2010 e 2012, o time do Centro-Oeste do país se despede da competição na fase de quartas de final pela terceira temporada consecutiva.

Também nesta quarta-feira, o Macaé Basquete provou sua força, aplicou virada e agora lidera a série quartas de final do NBB7. Atuando ao lado de sua fanática torcida, no Ginásio Juquinha, a equipe macaense teve grande desempenho no início do jogo, conseguiu administrar sua vantagem no restante da partida e deu grande passo na série quartas de final, ao bater o Mogi das Cruzes/Helbor por 78 a 69 e assumir a liderança do confronto: 2 a 1.

Com grande atuação já no primeiro quarto, o Macaé o aproveitou o início tímido de seu rival e já abriu 12 pontos de vantagem no começo do jogo. Depois de segundo período muito equilibrado, a equipe mogiana teve excelente terceiro período e chegou a reduzir a desvantagem para apenas três pontos. Porém, no período derradeiro, empurrados por um ginásio completamente lotado, o Macaé foi mais uma vez melhor e garantiu a vitória em casa.

Mais uma vez o Macaé contou com os talentos do armador norte-americano Jamaal. Cestinha da equipe macaense com 18 pontos, Jamaal teve atuação importante principalmente no segundo tempo, quando liderou o time do litoral norte-fluminense a mais uma vitória nos playoffs do NBB7.

O ala Eddy, com 16 pontos de 20 tentados (80% de aproveitamento) e seis rebotes, e o jovem armador Pedrinho Rava, que saiu do banco para anotar 11 pontos, também tiveram atuações cruciais para o triunfo macaense.

Pelo lado mogiano os principais destaques foram o ala/armador Filipin, cestinha da partida com 21 pontos, o ala norte-americano Shamell, autor de 20 pontos, e o pivô Wagner, que fechou o jogo com seis pontos e dez rebotes, nove deles ofensivos.

Liderando a série por 2 a 1, o Macaé volta a receber o Mogi, no Ginásio Juquinha, na próxima sexta-feira (01/05), às 19h30 (horário de Brasília), para o duelo válido pelo quarto jogo da série quartas de final. Atuando mais uma vez ao lado de sua torcida, a equipe macaense pode garantir a classificação história para a semifinal em caso de vitória. Já para o Mogi seguir vivo no confronto, precisa vencer o duelo de sexta, para forçar o quinto e decisivo jogo da série.

Confira os jogos já realizados pelas quartas de final do NBB 7:

Bauru (1º) 1 x 1 Franca (8º)
Jogo 1 = Bauru 82 x 55 Franca  
Jogo 2 = Bauru 71 x 74 Franca   

Limeira (2º) 3 x 1 Brasília (10º)
Jogo 1 = Limeira 93 x 76 Brasília
Jogo 2 = Limeira 85 x 93 Brasília 
Jogo 3 = Brasília 83 x 98 Limeira 
Jogo 4 = Brasília 76 x 89 Limeira
Limeira classificado para às semifinais  

Flamengo (3º) 2 x 1 São José (11º)
Jogo 1 = Flamengo 85 x 62 São José 
Jogo 2 = Flamengo 76 x 82 São José  
Jogo 3 = São José 68 x 86 Flamengo  

Mogi das Cruzes (4º) 1 x 2 Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 = Mogi das Cruzes 84 x 72 Macaé Basquete 
Jogo 2 = Mogi das Cruzes 84 x 89 Macaé Basquete 
Jogo 3 = Macaé Basquete 78 x 69 Mogi das Cruzes

Confira os jogos das quartas de final no NBB:
   
30/04/2015 (19:30) São José x Flamengo (4ª Rodada) Gin. Lineu de Moura
30/04/2015 (20:00) Franca x Bauru (3ª Rodada) Ginásio Pedrocão
01/05/2015 (19:30) Macaé Basquete x Mogi das Cruzes (4ª Rodada) Gin. Tênis Clube Mac...  
02/05/2015 (17:00) Franca x Bauru (4ª Rodada) Ginásio Pedrocão

Classificados para às Semifinais:

Limeira (2º) x 

Fonte:Liga Nacional de Basquete
Fotos:Brito Júnior/Divulgação e Raphael Bózeo/Macaé Basquete

Nenhum comentário: