sábado, 25 de abril de 2015

No Pan-Americano de Edmonton (CAN), De volta, Mayra bate rival e leva penta do Pan em dia de 9 medalhas do Brasil




Carlos Augusto



Em sua primeira competição desde que foi campeã mundial há oito meses, Mayra Aguiar voltou com tudo nesta sexta-feira. No Campeonato Pan-Americano 2015, em Edmonton, no Canadá, a gaúcha de 23 anos conquistou o pentacampeonato da competição (2008, 2010, 2012, 2013 e 2015), com vitória na final sobre sua arquirrival – a americana atual campeã olímpica do peso-meio-pesado (até 78kg), Kayla Harrisson. E não foi apenas a medalhista de bronze olímpica em Londres 2012 que brilhou nos tatames canadenses. Em grande jornada, o Brasil ainda ganhou outros três ouros (Victor Penalber - até 81kg, Tiago Camilo - até 90kg e David Moura - acima de 100kg), além de quatro pratas (Mariana Silva - até 63kg, Rochele Nunes - acima de 78kg, Luciano Correa - até 100kg e Rafael Silva - acima de 100kg) e um bronze (Maria Portela - até 70kg) no primeiro de dois dias da disputa continental.
Mayra Aguiar, que estreou o quimono novo da seleção, encara a cubana Antomarch na 2ª rodada do Pan- Americano
(Foto: Rafal Burza/CBJ)

- Estou muito feliz com essa volta. É sempre bom voltar com um ouro. Quando a gente fica muito tempo parada, não sabe como vai ser, o que vai acontecer na volta e deu tudo certo. Eu acho que eu não estou ainda no meu 100%, tem muita coisa ainda para ajeitar, mas é um passinho de cada vez. Vou voltar para casa, arrumar o que tiver que arrumar, mas eu saio daqui muito feliz pela minha vontade, pelo meu esforço, por como foi a competição e por essa volta maravilhosa que me deu muita força para poder continuar e buscar o meu sonho - comentou Mayra.

Para valorizar ainda mais a jornada brasileira nesta sexta, a final do peso-pesado masculino (acima de 100kg) foi 100% tupiniquim e teve uma surpresa. Número 11 do ranking mundial, David Moura surpreendeu ao derrotar o atual líder do ranking, Rafael Silva, medalhista de bronze olímpico em Londres 2012 e dono de duas medalhas em mundiais. Cada campeão somou 400 pontos no ranking mundial, a prata valeu 240 pontos e o bronze deu 160 pontos na lista que serve como classificação para as Olimpíadas do Rio 2016.

Problemas físicos e a escassez de torneios importantes fizeram com Mayra só voltasse aos tatames nesta sexta-feira. Mas ela demonstrou que continua muito forte rumo ao seu bicampeonato mundial e ao ouro olímpico nos Jogos do Rio, no ano que vem. Mayra e Kayla têm uma das maiores rivalidades do judô mundial. Nas Olimpíadas de Londres 2012, Kayla bateu Mayra na semifinal e acabou sendo campeã olímpica – a gaúcha ficou com bronze.  Já no Mundial do ano passado, Mayra deu troco na semifinal e caminhou rumo ao título – Harrison daquela vez foi com que ficou com o terceiro lugar.

Neste sábado, segundo e último dia de disputa do Pan-Americano, o Brasil tem tudo para conquista mais alguns ouros e outras medalhas com Sarah Menezes (até 48kg), Erika Miranda (até 52kg), Rafaela Silva (até 57kg), Felipe Kitadai (até 60kg), Eric Takabatake (até 60kg), Charles Chibana (até 66kg) e Alex Pombo (até 73kg).

Fonte:Globo
Fotos: Rafal Burza/CBJ e Reprodução/Twitter

Nenhum comentário: