sábado, 13 de agosto de 2016

Puig bate Kerber e dá 1º ouro da história a Porto Rico




Beat Reusser
A final feminina de simples no Rio de Janeiro registrou um momento inédito na história do esporte. Pela primeira vez, Porto Rico tem uma campeã olímpica. Coube à jovem de 22 anos Monica Puig garantir a primeira medalha de ouro para seu país ao derrubar a número 2 do mundo Angelique Kerber com parciais de 6/4, 4/6 e 6/1 . Puig já havia feito história antes mesmo de entrar em quadra neste sábado. Afinal, ela era a primeira mulher do país a conseguir uma medalha e havia garantido apenas a nona premiação para Porto Rico

Atual 34ª colocada, Puig está uma posição abaixo do melhor ranking da carreira, obtido em julho deste ano. Ela chegou ao Rio com apenas uma vitória contra top 10, obtida sobre Sara Errani há três anos em Wimbledon. Mas durante a campanha olímpica conseguiu duas deste porte contra as campeãs de Grand Slam Angelique Kerber e de Garbiñe Muguruza, além de bater a bicampeã de Wimbledon Petra Kvitova.

Já Kerber perdeu a oportunidade de quebrar um jejum de 24 anos e repetir o ouro que a lenda de seu país na modalidade, Steffi Graf, conquistou em simples em Barcelona-1992, no caso, o bi - já havia ganho em Seul-1988.

O jogo até foi equilibrado nos dois primeiros sets, mas Puig sobrou no último. E a cada game fechado, celebrava e vibrava muito, como quem já sabia que estava perto de realizar um feito histórico.

O bronze no simples feminino ficou com a República Tcheca. Em 2h13 de partida na quadra 1, Petra Kvitova bateu a norte-americana Madison Keys por 2 sets a 1 e colocou uma medalha no peito.

Nenhum comentário: