sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Brasil perde para o Canadá e fica sem medalha no futebol feminino




Beat Reusser
O sonho da melhor geração do futebol feminino do Brasil terminar a Olimpíada do Rio de Janeiro com uma medalha foi frustrado nesta sexta-feira. A equipe de Marta e companhia foi derrotada pelo Canadá por 2 a 1, na Arena Corinthians, em São Paulo, e concluiu a participação na quarta colocação, repetindo as campanhas de 1996 e 2000. O Canadá conquistou pela segunda vez o bronze, repetindo 2012.

Apesar do estádio cheio e do apoio do público, a seleção não fez uma boa apresentação. Foi dominada pelas canadenses desde os minutos iniciais. Os dois gols ocorreram em vacilos coletivos na defesa, em que a marcação fraquejou e deu liberdade para as rivais. Apenas nos minutos finais é que as jogadores do Brasil conseguiram pressionar as canadenses, mas no desespero e sem qualquer organização tática.

O primeiro gol foi marcado por Rose, aos 25 minutos do primeiro tempo. Depois, aos 7 minutos da etapa final, Sinclair, a capitã canadense, ampliou. O gol das brasileiras foi de Beatriz, aos 33 minutos, após uma rápida cobrança de lateral no campo de ataque. A bola foi cruzada para a área e atacante finalizou sem marcação.

Encerrado o duelo, era visível a tristeza das jogadores. Mesmo aplaudidas, elas se despediram dos Jogos Olímpicos sem a presença no pódio. Apesar de ter uma remanescente de 1996 (Formiga), a geração atual começou a jogar junto em 2003/04 e deu muito orgulho ao Brasil, como o vice da Copa do Mundo (2007).

O histórico da seleção na Olimpíada também é positivo. Desde 1996, quando a modalidade estreou nos Jogos, a equipe só não ficou entre as quatro melhores em 2012. Nas duas primeiras edições perdeu a medalha de bronze para a Noruega e a Alemanha, respectivamente. Em 2004 e em 2008, ficou com a prata ao perder a decisão para os Estados Unidos. Em 2012, caiu nas quartas de final para o Japão.

Nenhum comentário: