sexta-feira, 18 de julho de 2014

Na Liga Mundial de Vôlei - Itália vence Austrália e faz semifinal contra o Brasil





Carlos Augusto




Os dois maiores campeões da Liga Mundial de vôlei se enfrentarão na semifinal da edição de 2014 da competição. Jogando em casa, a Itália derrotou a Austrália por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/22 e 25/21, nesta sexta-feira, e confirmou sua classificação para enfrentar o Brasil, neste sábado.
 
A Itália ficou com a primeira colocação do Grupo I com seis pontos ganhos e enfrentará o Brasil, segundo colocado do H depois de perder para o Irã nesta sexta-feira. O confronto está marcado para as 15h30 (de Brasília), no Ginásio Nelson Mandela em Florença. A outra semifinal será entre norte-americanos e iranianos.
 
O resultado do confronto desta sexta-feira, acompanhado de perto pelo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, faz a Austrália encerrar a Liga Mundial na sexta colocação geral sem marcar pontos na fase final. Além dos quatro semifinalistas o time da Oceania fica atrás da Rússia, eliminada no Grupo H com dois pontos.
 
O Brasil é o maior campeão da Liga Mundial com nove títulos, um a mais do que a Itália. Das 24 edições já realizadas da competição, 17 acabaram com um dos dois países como campeão. Nos três últimos anos, no entanto, os títulos foram para Rússia (2013 e 2011) e Polônia (2012).
 
O Brasil conquistou a Liga Mundial pela última vez em 2010, ano em que a fase final foi disputada na cidade argentina de Córdoba. Já a Itália vive um longo e incômodo jejum de 14 anos. O país europeu, que desta vez joga em casa, levou o título pela última vez em 2000, antes da ascensão da Seleção de Bernardinho, campeã oito vezes no século XXI.
 
Os dois países se enfrentaram apenas uma vez na semifinal da Liga Mundial, em 1993, ano em que o Brasil conquistou em casa seu primeiro título do torneio. O confronto ocorreu três vezes também em decisões da competição. Na primeira, em 1995, vitória dos europeus. Em 2001 e 2004, triunfos da Seleção.
 
 
Fonte:www.mg.superesportes.com.br
Foto:Divulgação/FIVB

Nenhum comentário: