quinta-feira, 31 de julho de 2014

No Atletismo - Brasil inicia nesta sexta a busca pelo 8º título do Ibero-Americano





Carlos Augusto




O 16º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa nesta sexta-feira, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, com 365 atletas de 24 países. O Brasil, com 444 medalhas, é o líder geral do pódio histórico. A Espanha, com 339 medalhas, e Cuba, com 300, ocupam a segunda e terceira colocações, respectivamente. No entanto, os cubanos são superiores em número de medalhas de ouro, com 161, enquanto os brasileiros acumulam 153 e os espanhóis, 108.
 
O Brasil vai em busca do oitavo título por equipes. Antes, o país venceu as edições de Manaus (1990), Mar del Plata (1994, Argentina), Rio de Janeiro (2000), Cidade da Guatemala (2002), Ponce (2006, Porto Rico), Iquique (2008, Chile) e Barquisimeto (2012, Venezuela).
 
Para tentar ultrapassar Cuba em número de ouros, o Brasil vai com sua equipe completa, com 81 atletas, entre eles o bicampeão mundial indoor do salto em distância Duda da Silva, que está voltando às competições depois de recuperar-se de lesão.
 
No entanto, o treinador do atleta, Aristides Junqueira, avisou que Duda poderá não ter resultados tão expressivos já neste torneio: "O Duda está voltando agora, não podemos esperar uma grande marca no Ibero. Ele está se preparando para as grandes competições das próximas temporadas". Ele fez alusão ao Campeonato Mundial de Pequim e aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, eventos marcados para 2015.
 
Entre outros nomes importantes, estão inscritos atletas como os brasileiros Anderson, finalista nos 400m no Mundial de Moscou, e Izabela Rodrigues, campeã do lançamento do disco no Mundial de Juvenis recém-encerrado nos Estados Unidos.
 
Destaque também para vários atletas dos demais países participantes, como Gabriel Calvo (Costa Rica), na marcha 20.000 m; Luguelin Santos (República Dominicana), nos 200 m; Angela Tenório (Equador), medalhista nos 100 m e 200 m no Mundial de Juvenis dos Estados Unidos; Germán Chiaraviglio (Argentina), no salto com vara.
 
A 17ª edição do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, em 2015, também está marcado para o Brasil e servirá como um verdadeiro teste de organização para os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Fato confirmado pelo presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt): "A competição será realizado no Estádio Olímpico do Engenhão, será o evento-teste para o torneio de Atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro".
 
Fonte:esportes.br.msn.com
Foto:Getty

Nenhum comentário: