terça-feira, 26 de agosto de 2014

Érika Miranda conquista a medalha de bronze no Mundial de Judô




Beat Reusser




Prata no Rio de Janeiro em 2013, Érika Miranda garantiu a primeira medalha para o Brasil no Mundial de Judô de Chelyabisnk, na Rússia. Nesta terça-feira, a brasileira não conseguiu chegar à decisão, como fez no ano passado, mas se recuperou e garantiu o bronze na repescagem na categoria até 52 kg.  Érika foi até a semifinal, reencontrando a romena Andreaa Chituu, número 6 do mundo, mas acabou sendo derrotada por ippon. Na disputa pelo bronze, porém, a brasileira venceu a cubana Yanet Bermoy, por uma punição.

O gosto amargo pelo bronze fica porque Érika ia garantindo uma vaga na disputa pelo ouro até os últimos segundos da semifinal, quando liderava com um wazari, conseguido ainda no início do combate. Nos últimos instantes, porém, Chituu conseguiu o ippon.

Charles Chibana, número um do mundo, foi eliminado nas oitavas de final

Chibana superou na estreia o armênio Davit Ghazaryan por ippon, depois de ter aplicado um wazari no início da luta. Na segunda luta, contra o sul-coreano Tae-Ho Youn, foi para o golden score, com um yuko para cada lado. Youn acabou sendo eliminado por uma punição por falta de combatividade.

Nas oitavas, o brasileiro encarou um adversário muito complicado, o uzbeque Rishod Sobirov, bicampeão mundial em Tóquio-2010 e Paris-2011 e dono de duas medalhas de bronze olímpicas, em Pequim-2008 e Londres-2012. A luta foi muito parelha, com três punições de cada lado, mas Chibana acabou sofrendo o ippon faltando 30 segundos para o fim da luta.

Nenhum comentário: