domingo, 24 de agosto de 2014

No UFC Fight Night 49, em Tulsa, Rafael dos Anjos surpreende torcida em Tulsa e nocauteia Ben Henderson de forma fulminante






Carlos Augusto



 
Em franca ascensão desde 2012, Rafael dos Anjos conquistou a maior vitória de sua carreira na madrugada deste domingo, no evento principal do UFC em Tulsa, no estado de Oklahoma (EUA). Com um muay thai cada vez mais afiado pelo treinador Rafael Cordeiro, o peso-leve (até 70kg) brasileiro nocauteou o americano ex-campeão Ben Henderson aos 2m31s do primeiro round e chegou a sete triunfos nos últimos oito combates - o único revés foi para Khabib Nurmagomedov, quando o russo fez basicamente um jogo para anulá-lo. Quinto colocado no ranking de candidatos ao cinturão, Dos Anjos se aproximou ainda mais da disputa de título e deve subir na lista.
 
Os dois iniciaram o duelo numa trocação estudada. Rafael se aproximou e acertou um cruzado. Henderson respondeu com um gancho e aplicou o pisão frontal, desequilibrando o adversário. Rafael jogou ótima joelhada voadora que derrubou Henderson. Atordoado, o americano foi nas pernas e, quando tentou se levantar, levou um cruzado de esquerda no queixo e foi à lona, dobrando as pernas. O árbitro Big John McCarthy sentiu que Bendo estava fora de si e, acertadamente, interrompeu o duelo. Parte do público entendeu que a decisão foi precipitada e vaiou o resultado. Henderson também reclamou, mas reconheceu que precisa rever o combate para saber o que deu errado em sua estratégia.
 
Aos 29 anos, Rafael dos Anjos, que é oriundo do jiu-jítsu, agora tem um cartel de 21 vitórias e sete derrotas. O triunfo serve para dar mais notoriedade e reconhecimento a ele, que se considerava sempre subestimado pelo público ligado ao MMA. Já Ben Henderson, um ano mais velho, sofreu o quarto revés da carreira. Desde os tempos de WEC, o americano só havia perdido para Anthony Pettis (duas vezes). E nunca, em toda a carreira, havia sido nocauteado, o que torna ainda maior o feito de Rafael.
 
Especialista em jiu-jítsu, Thales Leites mostrou na madrugada deste domingo que continua evoluindo muito na parte em pé. O peso-médio (até 84kg) brasileiro, que já havia vencido Trevor Smith por nocaute técnico em sua última luta, nocauteou o francês Francis Carmont no segundo round com uma sequência de golpes potentes e chegou a quatro vitórias em quatro combates desde que retornou ao UFC. O duelo foi o antepenúltimo do card realizado em Tulsa (EUA).
 
Thales, que já foi derrotado por Anderson Silva em disputa de cinturão na sua primeira passagem pelo Ultimate, agora tem um cartel de 24 vitórias e quatro derrotas. Já Carmont sofreu o terceiro revés consecutivo - havia perdido antes para Ronaldo Jacaré e CB Dollaway -, e o décimo num total de 32 lutas. Ele não era nocauteado desde 2004, na única vez em que tinha perdido assim.
 
Após 11 vitórias consecutivas, Valmir "Bidu" Lázaro fez sua estreia no UFC na noite deste sábado, no card realizado em Tulsa (EUA), e voltou a sentir o sabor ruim da derrota. O peso-leve de Salvador, que fechou sua preparação na Nova União, no Rio de Janeiro, mostrou raça e resistência ao continuar indo para cima do americano James Vick mesmo levando os golpes mais potentes, mas pecou na parte técnica em vários momentos e foi superado por decisão unânime dos jurados (29 a 28, 30 a 27 e 29 a 28).
O brasileiro ex-peso-galo (até 61kg) Wilson Reis levou sufoco ao tomar dois knockdowns no segundo round de sua estreia como peso-mosca (até 57kg), mas usou bem as quedas no decorrer da luta e derrotou o americano Joby Sanchez por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28). O duelo abriu o card preliminar do "UFC: Henderson x Dos Anjos"
 
Confira os resultados completos do UFC Fight Night 49:
 
CARD PRINCIPAL
 
Rafael dos Anjos venceu Benson Henderson por nocaute aos 2m31s do primeiro round;
Jordan Mein venceu Mike Pyle por nocaute aos 1m12s do primeiro round;
Thales Leites venceu Francis Carmont por nocaute aos 20 segundos do segundo round;
Max Holloway venceu Clay Collard por nocaute técnico aos 3m47s do terceiro round;
James Vick venceu Walmir Lázaro por decisão unânime após três rounds;
Chas Skelly venceu Tom Niinimaki por finalização (mata-leão) aos 2m35s do primeiro round.
 
CARD PRELIMINAR
 
Neil Magny venceu Alex Garcia por decisão unânime após três rounds;
Beneil Dariush venceu Tony Martin por finalização (triângulo de mão) aos 3m38s do segundo round;
Matt Hobar venceu Aaron Phillips por decisão unânime após três rounds;
Ben Saunders venceu Chris Heatherly por finalização (omoplata) aos 2m18s do primeiro round;
Wilson Reis venceu Joby Sanchez por decisão unânime após três rounds.
 
Fonte:Globo/esportes.br.msn.com/www.mg.superesportes.com.br
Fotos:Getty Images

Nenhum comentário: