quinta-feira, 5 de maio de 2016

Na Taça Libertadores de 2016, nas oitavas de finais - Três campeões caem e Nacional-URU faz outra vítima brasileira





Carlos Augusto




Três dos times que já conquistaram o tão sonhado título da Copa Libertadores da América ficaram pelo caminho na temporada 2016. Na noite desta quarta-feira, o Corinthians seguiu o Palmeiras ao cair para o Nacional, do Uruguai, em pleno Itaquerão. O River Plate venceu, mas não conseguiu eliminar o modesto Independiente del Valle e também caiu fora. Por fim, o Racing levou a pior no duelo diante do Atlético-MG e deu adeus.

O Corinthians acabou sendo o segundo brasileiro eliminado, justamente contra o Nacional-URU, carrasco do seu arquirrival, o Palmeiras. O Timão caiu pela quinta vez numa decisão dentro de sua Arena, para Palmeiras, Guarani-PAR, Santos, Audax e agora o clube uruguaio. Curiosamente, só ganhou em mata-mata de dois campineiros, Ponte Preta e Red Bull.

Com a classificação, o São Paulo volta a reencontrar o Atlético-MG na Libertadores. Em 2013, os times duelaram pelas oitavas de final, e o Galo, de Ronaldinho Gaúcho, seguiu em frente. O Independiente Del Valle enfrenta o Pumas, enquanto o Nacional aguarda o vencedor da partida entre Cerro Porteño e Boca Juniors.

O São Paulo poupou forças e se apoiou na larga vantagem construída no jogo de ida para sofrer uma derrota indolor no México, nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores. O Toluca ganhou em casa apenas por 3 a 1, placar insuficiente para tirar do time paulista a vaga que já estava muito bem encaminhada para chegar às quartas de final do torneio.

A goleada por 4 a 0 na semana passada, no Morumbi, fez o jogo no México ser um mero rito protocolar para se chegar às quartas de final. O São Paulo administrou a situação favorável, evitou atacar e até se permitiu levar pressão do Toluca. A certeza da vaga só veio quando o time fez gol fora de casa, o que forçava os adversários a ganharem por cinco gols de diferença.

A classificação leva a equipe a fazer campanha melhor do que as duas últimas participações na Libertadores. Tanto em 2013 como em 2015, o clube caiu nas oitavas de final da competição.

Livre do dever de pressionar o Toluca, a equipe fez um jogo bem abaixo das atuações que empolgaram a torcida nas últimas semanas. Um primeiro tempo ruim e um segundo tempo mediano foram suficientes para avançar.

Precisando de uma simples vitória, o Corinthians foi eliminado, mais uma vez, em mata-mata dentro de casa. Lucca e Marquinhos Gabriel marcaram os gols alvinegros. E novamente, a equipe treinada por Tite perdeu um pênalti que poderia lhe dar a classificação. Com o resultado, os alvinegros colecionam a 5ª eliminação seguida decidida em sua Arena.

Equilíbrio. Essa talvez seja a palavra que o técnico Tite mais gosta de usar no seu vocabulário. E assim foram os primeiros 45 minutos em Itaquera. No entanto, a equidade de forças só veio no decorrer do jogo, já que com 5 minutos, o Nacional mostrou que não veio a São Paulo para conhecer a Arena. A zaga alvinegra vacilou na bola área, e Nico López aproveitou a rebatida de Cássio para abrir o placar.

O Corinthians não entrou em pânico e logo conseguiu o empate.Aos 14, Lucca aproveitou o pivô feito por André e a falha da zaga uruguaia para bater rasteiro e empatar o jogo. Mesmo com o resultado a seu favor, quando o Nacional causava calafrios na Fiel quando usava a bola aérea. Por sua vez, o Timão esteve tão perto do segundo gol quando os visitantes. Mas seus arqueiros garantiram o justo 1a 1 na primeira etapa.

Assim como no primeira tempo, o Corinthians apresentava um buraco no meio de campo do tamanho de Itaquera. Detentor de 3 títulos da competição, o Nacional mostrou ao Corinthians que não basta ser bom em pontos corridas. Em Libertadores tem que ser copeiro. E o Bolso chegou ao 2º gol com Romero aos 11 minutos, após Giovani Augusto entrar com o "pé mole" em uma dividida.

A Arena Corinthians que era só festa antes do jogo começar, virou um imenso cemitério de desilusões quando faltando aos 38, o alvinegro teve a chance de empatar com um pênalti marcado em cima de Marquinhos Gabriel. André foi para a cobrança. Foi. Parou no meio do caminho. Pensou e bateu tão fraco que Conde fez defesa tranquilo e calmo. Em mais um pênaltio marcado aos 45 do 2º, Marquinhos Gabriel empatou para o Timão.

Como não poderia faltar em mais uma eliminação do Corinthians em casa, na Copa Libertadores, Fágner ainda encontrou tempo para ser expulso. Para torturar a fiel torcida, no último minuto de acréscimo, Angel Romero recebeu cruzamento na área e tocou. Assim como o chute, a classificação do Corinthians foi para fora.

Em jogo brigado no Independência, o Atlético-MG garantiu uma vaga nas quartas de final da Libertadores após vencer o Racing por 2 a 1 na noite desta quarta-feira. Lucas Pratto foi o nome da partida, e com muita raça, comandou o Galo em busca da vitória em casa.

Carlos abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, após jogada de Pratto pela direita. No entanto, três minutos depois, Leandro Donizete deu um carrinho dentro da área, acertou Lisando López, e o árbitro marcou pênalti.

O próprio Lisando López foi para a cobrança e mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual. O empate classificava o Racing, mas Pratto não deixou barato: além de levar perigo no ataque, o argentino deu uma aula de raça e marcação no setor defensivo.

Aos 26 do segundo tempo, Pratto deixou o Galo na frente novamente: o atacante aproveitou a cobrança de falta de Rafael Carioca para dentro da área, e saltou para mandar para o fundo das redes de cabeça.

Aos 35, o time de Aguirre ainda teve um pênalti a seu favor, e o Pratto foi para a cobrança. O argentino cobrou no canto direito e Ibáñez fez a defesa. Mesmo tendo desperdiçado a penalidade, Pratto, que foi um exemplo de raça em campo, saiu ovacionado pela torcida atleticana .

Classificado, o Galo irá enfrentar o São Paulo nas quartas de final da Libertadores, que mais cedo, superou o Toluca no placar agregado e também se classificou. O primeiro jogo, já marcado para a próxima semana, será disputado no Morumbi, e com a vantagem da melhor campanha, o Atlético-MG irá decidir em casa.

Confira os jogos e resultados dos jogos de Volta das oitavas:



Confira os confrontos das quartas de final:

Grêmio ou Rosário x Atlético Nacional
Atlético-MG x São Paulo
Pumas x Independiente del Valle
Nacional x Cerro Porteño ou Boca Juniors

Fonte:FI

Nenhum comentário: