sábado, 13 de agosto de 2016

Del Potro ressurge após cirurgias, bate Nadal na semi e buscará ouro inédito




Beat Reusser
O argentino Juan Martin del Potro conseguiu de novo. Com mais uma atuação empolgante e corajosa, ele virou em cima do poderoso Rafael Nadal e está na final olímpica do Rio. Medalha de bronze quatro anos atrás, ele precisou do regulamento para entrar no torneio e marcou as parciais de 5/7, 6/4 e 7/6 (7-5) para decidir a medalha de ouro contra o escocês Andy Murray às 15h30 deste domingo.

Del Potro começou muito bem a partida, mas conforme o primeiro set caminhou ele passou a sacar com potência menor e a cometer erros da base. Chegou a ter 2/0 e 3/1, abusando do forehand, mas a eficiência caiu cedo e cedeu a virada para 4/3. Daí em diante Nadal começou a colher frutos da tática correta de não jogar a bola duas vezes no mesmo lugar.

A vitória parcial deveria ter aumentado a confiança do espanhol, mas Rafa continuou apostando na regularidade e nos possíveis erros do adversário. E pagou caro. Um game instável permitiu que o argentino fosse firme nas devoluções, obtendo a quebra. Daí teve sangue frio para administrar diante de um Nadal um tanto tenso.

O terceiro set foi tenso, equilibrado porém muito mais pendendo para o argentino. Ele teve duas chances de quebra, que Nadal escapou com enorme valentia e precisão no sétimo game, mas Delpo abriu 0-40 e por fim obteve a vantagem sempre agressivo. Não adiantou. Sentiu o momento, Nadal reagiu e a definição foi ao tiebreak. O argentino então foi agressivo, abriu 3-0 e 4-1, manteve-se à frente até 6-4. Perdeu um match-point na rede, mas por fim contou com o erro final do espanhol.

Nenhum comentário: