
Carlos Augusto
Em uma das modalidades que mais deu medalhas ao Brasil, com 3 de ouro, 3 de prata e 13 de bronze, totalizando 17 medalhas. O Judô neste sábado e domingo passou em branco com os nossos judocas.
No primeiro dia do judô, no sábado, os dois brasileiros que entraram em ação terminaram chorando bastante. Em busca do bicampeonato olímpico do até 48kg, Sarah Menezes acabou sendo eliminada na repescagem ao sofrer uma chave de braço que lhe gerou uma luxação no cotovelo. O medalhista de bronze em Londres Felipe Kitadai (60 kg), também ficou em sétimo lugar, ao cair na repescagem para Diyorabek Urozboev, do Uzbequistão.
![]() |
| Érika Miranda perdeu bronze para campeã mundial (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ) |
Já neste domingo, considerado um dos judocas mais técnicos do Brasil, Charles Chibana na estrear na chave da categoria até (66kg0, perdeu por ippon para o japonês Masashi Ebinuma, tricampeão mundial e bronze em Londres 2012. A judoca Érika Miranda (52kg) esteve muito próxima de conquistar a medalha de bronze na categoria meio-leve (até 52kg), na Arena Carioca 2. Porém, a derrota para a campeã mundial Misato Nakamura, além de acabar com o sonho de subir ao pódio, fez a brasiliense pensar se deve ou não recomeçar um novo ciclo olímpico para Tóquio 2020
Nesta segunda-feira, a partir das 10h (de Brasília), o Brasil contará
com a participação de dois judocas, na disputa do peso-leve (até 57kg
para as mulheres e até 73kg para os homens). Quem tem mais chance de
pódio é a carioca Rafaela Silva, campeã mundial em 2013, no Rio de
Janeiro. Alex Pombo não está entre os favoritos e corre por fora.
Observação:
Historicamente, o Brasil já recebeu 108 medalhas olímpicas: 23 de ouro, 30 de prata e 55 de bronze.
O esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil foi o voleibol (em quadra e em praia são 20 medalhas juntas). Depois do vôlei vem o Judô, com 19 medalhas, e a Vela, com 17 medalhas. O Brasil participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, e neste caso, nunca recebeu medalhas.
Contudo, a vela continua sendo qualitativamente a modalidade de mais medalhada, pois enquanto o judô tem 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 13 de bronze, totalizando 19, a vela tem 6 de ouro, 3 de prata e 8 de bronze, totalizando 17.
Fontes: www.ebc.com.br e Globo


Nenhum comentário:
Postar um comentário