domingo, 13 de maio de 2012

Campeonato Inglês 2011/12 - Última rodada

 

Pablo Brandão





Man City vira nos acréscimos e é campeão por saldo de gols

História, emoção, rivalidade e equilíbrio no Campeonato Inglês 2011/12. Uma virada espetacular aos 49 minutos do segundo tempo, dá ao Manchester City o título histórico, em um torneio equilibradíssimo, vencido por saldo de gols. O placar de 3 a 2 sobre o Queens Park Rangers, neste domingo, pôs fim aos 44 anos de fila no Inglês. E mais, deixou o seu maior rival, Manchester United, no vice.

City e United terminaram o torneio com 89 pontos, 28 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, cada. Os azuis levantaram o caneco por somar 64 de saldo de gols, contra 56 do rival. Uma particularidade do campeonato por pontos corridos.
Em campo, na última rodada da Premier League, sobrou emoção. O City precisava de uma simples vitória para ser campeão, já que apesar de estar empatado em pontos com o United, tinha oito de vantagem no saldo, mas a facilidade passou longe do Etihad Stadium. Diante do Queens Park Rangers, a equipe do treinador Roberto Mancini sofreu além da conta.
No primeiro tempo, ainda parecia fácil. Os Citizens abriram o placar, com gol de Zabaleta aos 39', terminando assim a primeira etapa. E enquanto isso, o United também vencia por 1 a 0 o Sunderland. Toda a rodada foi realizada ao mesmo tempo.

Na volta para a etapa final, a emoção começou de verdade. Logo aos 3', Cissé empatou a partida para o QPR. Resultado que junto à vitória dos Reds Devils em Sunderland, dava o título ao time vermelho. Aos 9', os visitantes tiveram um jogador expulso. Joey Barton recebeu vermelho após revidar um agressão de Carlitos Tevez, gerando uma confusão em campo. A partir daí, iniciou-se a pressão do City. De todas as maneiras a equipe buscava o gol, mas acabou surpreendida. Em contra-ataque aos 21', o QPR balançou as redes com Mackie, tomando a frente no placar. Desespero da torcida em Manchester. Os ataques dos Citizens paravam nas ótimas defesas de Kenny.

Nos instantes finais, a pressão continuava, assim como os milagres do goleiro adversário. Mas em cobrança de escanteio aos 46', Dzeko acertou um cabeçada para o gol, igualando o marcador. A partida em Sunderland acabou, e Ferguson e seus jogadores ficaram esperando o apito final do jogo do City no gramado. Aquele empate fazia do United campeão. Porém veio a pior notícia: aos 49', Agüero acreditou no seu lance, chutando forte e revirando o placar para 3 a 2, o que consagrou os azuis de Manchester.




Artilheiros:
1. Van Persie (HOL - Arsenal) - 30 gols
2. Rooney (ING - Man United) - 27 gols
3. Sergio Agüero (ARG - Man City) - 23 gols

fotos: getty images, reuters, ap
tabelas: fi

Nenhum comentário: