sábado, 19 de maio de 2012

CHELSEA É CAMPEÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES




Beat Reusser








A equipe que segurou o poderoso Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões da Europa passou sufoco durante 120 minutos neste sábado, mas conseguiu vencer o maior torneio interclubes do continente e adicionar um título inédito em sua galeria. Visitante no Allianz Arena, na Alemanha, o Chelsea conseguiu levantar a cobiçada taça depois de um empate por 1 a 1 com o anfitrião Bayern de Munique no tempo normal e um triunfo por 4 a 3 na decisão por pênaltis.

Marcada por poucas emoções durante boa parte do tempo normal, a partida foi incendiada nos últimos instantes do segundo tempo, quando Thomas Müller colocou o Bayern em vantagem aos 36min e Didier Drogba empatou sete minutos depois. Na prorrogação, o clube alemão ainda viu o holandês Arjen Robben perder um pênalti, defendido por Peter Cech. Na decisão por tiros livres, o goleiro checo voltou a se destacar e garantiu a inédita conquista dos ingleses pegando as cobranças de Olic e Schweinsteiger (as duas últimas do Bayern, que havia saído na frente).

Esta foi a primeira vez que o Chelsea, em 107 anos de história, conquistou o maior título do continente - os únicos torneios internacionais da equipe azul londrina haviam sido o bicampeonato da extinta e modesta Copa dos Clubes Vencedores de Taça, em 1971 e 1998 e a Supercopa da Europa de 1998. Na Liga dos Campeões, o mais perto que o clube financiado pelo magnata russo Roman Abramovich havia chegado fora o vice em 2008 (perdendo para o Manchester United nos pênaltis).


Nenhum comentário: