sábado, 12 de maio de 2012

Prévia da última rodada dos Campeonatos Inglês, Italiano, Espanhol e Português

 

Pablo Brandão





Inglaterra: United e City na briga

O Campeonato Inglês 2011/12 chega à sua última rodada pegando fogo, com dois arquirrivais empatados em pontos na liderança. Manchester City e Manchester United estão iguais com 86 na pontuação, após 37 rodadas disputadas. O clube azul-celeste fica a frente por ter melhor saldo de gols: 63 a 55.
Assim, o título será decidido somente após a realização da 38ª rodada, que será toda neste domingo. O City joga em casa contra o Queens Park Rangers, décimo sétimo colocado, que briga contra o rebaixamento. O Queens soma 37, apenas à dois pontos do primeiro a ser rebaixado, o Bolton, em décimo oitavo, com 35 (na Inglaterra caem os três últimos, não os quatro).
Já o United tem o seu jogo fora de casa, diante do Sunderland, décimo primeiro colocado e sem mais nenhuma pretensão no torneio. Mas o problema dos Reds Devils está na partida do City. Pois além de vencer, o United precisa de um tropeço do rival. Caso as duas equipes cheguem à vitória, o time azul de Manchester conquista o caneco, graças ao saldo.
Saindo da briga pelo título, há também uma bela disputa por vagas nas competições europeias. Arsenal, Tottenham e Newcastle lutam pela Liga dos Campeões 2012/13, para a qual um conseguirá vaga direta e outro vaga nas preliminares. O seguinte terá de se conformar com a Liga Europa 2012/13.



Itália: Juventus já campeã; e quatro equipes disputando vaga na Champions

Com o título decidido, as atenções estão voltadas à disputa por uma única vaga para a Liga dos Campeões 2012/13. A Juventus se sagrou campeã na rodada passada com vitória por 2 a 0 sobre o Cagliari e com a derrota do Milan para a Inter por 4 a 2. Somando 81 pontos, a Velha Senhora está fora de alcance nesta última rodada.
Então, vaga na Champios League é o que interessa. A Juve e o Milan estão garantidos, restando, assim, apenas uma vaga na pré-Liga dos Campeões, pela qual brigam quatro equipes. Por enquanto, a Udinese estaria classificada, com 61 pontos no terceiro lugar. A Lazio vem em quarto, com 59, seguido por Napoli e Inter de Milão, ambas com 58. Todas estas têm chances, mas somente uma se classificará. Para as que não garantirem lugar na Champions, restará duas vagas na Liga Europa (quarto e quinto lugares). E uma, não disputará torneio continental algum na próxima temporada.
Essa briga será decidida neste domingo, com a realização da 38ª rodada.



Espanha: Real campeão; Barça e Valencia garantidos na Liga dos Campeões

Campeão à duas rodadas, o Real Madrid apenas completa tabela contra o Mallorca, assim como Barcelona e Valencia, classificados em segundo e terceiro, respectivamente, à Liga dos Campeões 2012/13. O Barça enfrenta o Bétis neste sábado, mesmo dia em que o Valencia pega o Real Sociedad.
A vaga preliminar do quarto lugar à Champions League que é a melhor coisa ainda em jogo. Málaga (55), Atlético de Madri (53), Levante (52) e Mallorca (52) estão na disputa. Para a Liga Europa, irão o quinto e o sexto colocados.
Zaragoza, Rayo Vallecano, Villarreal e Granada lutam para não cair. Destes, só um cairá.



Portugal: Porto campeão; e (quase) tudo decidido

O Porto é o campeão, fora de alcance com 72 pontos, o Benfica é o vice com 66, o Braga é o terceiro com 62. Estes, se classificaram à Liga dos Campeções 2012/13. Sporting em quarto com 56 e Marítimo em quinto com 49, vão à Liga Europa 2012/13.
Sendo assim, resta apenas a luta contra o rebaixamento. O União Leiria já está rebaixado, em último, mas o Feirense e o Acadêmica tentam evitar a queda. O primeiro soma 24 e estaria caindo no momento, e o segundo ostenta 26. Em Portugal, caem dois.



fotos: getty images, ap, afp, reuters
tabelas: soccerway

Nenhum comentário: