quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pietro Fittipaldi impressiona Ferrari e é convidado para integrar Academia







Carlos Augusto






Campeão da Fórmula Renault inglesa neste ano, Pietro Fittipaldi chamou atenção da Ferrari. Convidado para participar de uma semana especial de testes com outros jovens pilotos em Maranello, o piloto de 18 anos guiou um carro de Fórmula 3 em Fiorano, pista particular da montadora, e deixou uma ótima impressão na escuderia, que o chamou para fazer parte de sua Academia de Pilotos (Ferrari Driver Academy).
 
Membro da Escuderia Telmex, o neto de Emerson Fittipaldi está próximo de fechar um acordo semelhante ao que o mexicano Sergio Pérez (hoje na Force India) possuía com a Ferrari até o fim de 2012. Será uma parceria entre a gigante mexicana da telefonia com a escuderia italiana. As negociações estão avançadas, mas o contrato ainda não foi assinado. O avô bicampeão mundial de Fórmula 1 está fazendo a mediação entre a Ferrari e o bilionário Carlos Slim, dono da Telmex.
 
Com a parceria, Pietro pode guiar por um time associado à Ferrari na Fórmula 3 já no ano que vem e tem possibilidades reais de assumir uma vaga de piloto de testes da escuderia na F-1 em um futuro próximo. Empolgado com a chance do neto, Emerson, que antes projetava a chegada de Pietro à Fórmula 1 em três ou quatro anos, já acredita que o objetivo será alcançado mais cedo.
 
A tradicional escuderia italiana, em parceria com o banco espanhol que patrocina o time, havia convidado Pietro para participar de uma semana especial de treinos, realizada anualmente em Maranello, Itália - participação autorizada pela Telmex. Após realizar exames médicos e físicos, o neto do bicampeão Emerson Fittipaldi teve a oportunidade de realizar um teste de Fórmula 3 no circuito particular de Fiorano nesta quarta-feira. E o resultado foi além do esperado: Pietro bateu o recorde de um carro de F-3 na pista. Impressionada com o desempenho do piloto de 18 anos, a Ferrari decidiu convidá-lo para fazer parte do programa.
 
Emerson Fittipaldi e o neto Pietro. Jovem faz parte de programa de pilotos de companhia de telefonia (Foto: Divulgação)
Além do neto do brasileiro o projeto englobou também o americano Jake Craig (vencedor de torneios de kart nos EUA) e o mexicano Axel Matus (campeão de competições de kart em seu país) e da espanhola Marta Ariza (vencedora de um concurso de jovens talentos escolares promovido pelo banco espanhol), que testaram carros menos potentes, da F-4. Irmão mais novo de Pietro, Enzo, de 13 anos, também foi convidado para a semana de atividades na Ferrari. No entanto, não pôde testar carros por causa da idade.
 
Campeão da Late Model, categoria regional da Nascar, aos 15 anos em 2011, Pietro deixou para trás uma promissora carreira no turismo americano para tentar sucesso nos monopostos, com o objetivo de chegar à Fórmula 1. Por intermédio do avô Emerson Fittipaldi, amigo pessoal de do bilionário Carlos Slim, dono da gigante da telefonia mexicana, Pietro ingressou no programa de pilotos que já levou Sergio Pérez e Esteban Gutiérrez à categoria máxima do automobilismo mundial. Em 2013, o neto do bicampeão estreou nos monopostos disputando a F-Renault inglesa e a F-4 britânica, onde conquistou sua primeira vitória na Europa. Em 2014, o jovem piloto disputou apenas a F-Renault inglesa, e conquistou a categoria de forma soberana, com dez vitórias em 15 corridas.
 
Ferrari reúne dezenas de jovens anualmente para conhecer a sede da equipe e programa de pilotos (Foto: Reprodução)
Fonte:globoesporte.globo.com
Fotos:Divulgação

Nenhum comentário: