domingo, 26 de outubro de 2014

No Surf - Mahalo Surf Eco Festival começa nesta segunda-feira em Itacaré na Bahia










Começa nesta segunda-feira a segunda parada da “perna brasileira” de fim de ano da ASP South America com mais de cem surfistas de dezessete países invadindo a cidade de Itacaré no sul da Bahia para competir no ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival. A maioria já participou do ASP 6-Star Oceano Santa Catarina Pro encerrado na sexta-feira com vitória brasileira do cearense Michael Rodrigues na final contra o argentino Santiago Muniz na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Assim como no Sul do país, na Bahia também terá uma etapa feminina com 21 inscritas de oito países, enquanto na masculina são 120 participantes confirmados de dezesseis nações para disputar o título de campeão nas ondas da Praia da Tiririca.
 
Nas duas categorias, a maioria dos concorrentes é do Brasil. Entre os homens, são 84 contra 36 surfistas de 15 países, Austrália com sete participantes, França e Argentina com cinco cada, Estados Unidos com quatro, Japão com três, Havaí e Venezuela com dois e oito nações serão representadas por um competidor em Itacaré, Peru, Chile, Equador, Ilha Guadalupe, Portugal, Nova Zelândia, Indonésia e Taiti. No ASP 4-Star feminino são onze brasileiras entre as 21 inscritas, contra dez de sete países, sendo três do Havaí, duas dos Estados Unidos e uma da França, da Inglaterra, da Espanha, do Japão e da Argentina.
 
A vitória nas categorias masculina e feminina do ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival vale 1.000 pontos para o ranking mundial do ASP Qualification Series e também para o sul-americano da ASP South America. O paulista Alex Ribeiro lidera este ranking que define o melhor surfista profissional da América do Sul e o cearense Michael Rodrigues assumiu a vice-liderança com os 1.000 pontos do título na Praia da Joaquina. No feminino, a catarinense Jacqueline Silva lidera o ranking seguida de perto pela cearense Silvana Lima nas duas etapas completadas na Ilha de Santa Catarina. A primeira foi em San Bartolo no Peru que terminou com uma final peruana vencida por Sofia Mulanovich contra Anali Gomez.
 
História do Surf Eco Festival – O Surf Eco Festival é realizado pela Dendê Produções desde 2008 na Bahia. O Mahalo Surf Eco Festival acontece pelo segundo ano consecutivo em Itacaré no sul do estado e o pernambucano Halley Batista festejou o primeiro título na Praia da Tiririca. Neste ano, o evento volta a promover etapas do QS masculino e feminino como o primeiro da sua história na igualmente paradisíaca Praia do Forte, em Mata de São João, no litoral norte da Bahia. Os primeiros campeões foram Adriano de Souza e Silvana Lima, cearense que hoje mora em Itacaré e vai participar desta sétima edição já como campeã antecipada do ranking mundial do ASP Qualification Series 2014.
 
Esta é a terceira vez que o Surf Eco Festival promove uma etapa do WQS feminino. A outra foi em 2010 na Praia da Armação, em Salvador, com a mesma havaiana Coco Ho que na quinta-feira ganhou o Oceano Santa Catarina Pro em Florianópolis sendo a campeã na capital baiana. Este foi o único ano que não teve etapa masculina das séries qualificatórias para o WCT. O cearense Marcio Farney venceu a segunda edição do evento em Salvador em 2009 também na Praia da Armação, depois mudou para a Praia de Jaguaribe e veio a primeira vitória baiana de Bino Lopes em 2011 e em 2012 foi a vez do capixaba Krystian Kymerson também conquistar seu primeiro título no Circuito Mundial da ASP na despedida do Surf Eco Festival da capital da Bahia.
 
Shows agitam o Mahalo Surf Eco Festival – Desde 2008, o Mahalo Surf Eco Festival é encerrado com um grande festival de música. Nos shows já brilharam diversas bandas de âmbito nacional, local e municipal. E o casamento entre surfe e música se repete em 2014, quando o Festival leva para o palco em Itacaré, no sábado dia 1º de novembro, em uma arena montada na entrada da cidade especialmente para esta finalidade, as bandas O Rappa, Ponto de Equilíbrio, Strike e Massa Sonora.
 
Ecologia no Mahalo Surf Eco Festival – Além de esporte e música, a Dendê Produções realiza todos os anos durante o evento, uma série de atividades voltadas para a Ecologia. Em 2014 não será diferente. O Mahalo Surf Eco Festival será o primeiro evento de surfe do mundo que terá a utilização de energia solar. Uma grande estrutura será montada para a captação desta energia, que será usada em prol do próprio espetáculo. Além disso, como parte do Programa Socioambiental apoiado pela Petrobras, o Mahalo Surf Eco Festival prepara uma extensa programação com diversas ações como palestras, exposições, exibição de filmes, entre outros.
 
Fonte: www.aspsouthamerica.com
Foto: Fabriciano Junior / Dendê
Texto: João Carvalho

Nenhum comentário: